.
Categoria 1
Os livros que fizeram a diferença e que recomendamos de olhos fechados. São o nosso top pessoal:
- "The Innovator's Solution" (2003) de Clayton Christensen e Michael Raynor, talvez o melhor livro que li nos últimos 4 anos;
- "Seeing What's Next" (2004) de Clayton Christensen, Scott Anthony e Erik Roth;
- "The Strategy Paradox" (2007) de Michael Raynor;
- "The MomentumEffect" (2008) de J.C. Larreche talvez o terceiro melhor livro de 2008;
- "Manage For Profit Not For Market Share" (2006) de Hermann Simon, Frank Bilstein e Frank Luby;
- "Commitment" (1991) de Pankaj Ghemawat;
- "Reframing Business" (2001) de Richard Normann;
- "Value Migration" (1996) de Adrian Slywotzky;
- "The Profit Zone" (1997) de Adrian Slywotzky e David Morrison. Talvez o segundo melhor livro de 2008.
Livros que são boas referências ou apresentam instrumentos de trabalho:
- "The Tipping Point" (2000) de Malcolm Gladwell;
- "The Art of Possibility" (2000) de Rosamund Zander e Benjamin Zander;
- "How Customers Think" (2003) de Gerald Zaltman (este livro levou-me por territórios nunca dantes navegados);
- "Visible Thinking" (2004) de John Bryson, Fran Ackermann, Colin Eden e Charles Finn (bom para quem se quer iniciar/aventurar no mundo dos mapas causais);
- "The Practice of Making Strategy" (2005) de Fran Ackermann, Colin Eden e Ian Brown;
- "The Inside Advantage" (2008) de Robert Bloom;
- "Authenticity" (2007) de James Gilmore e Joseph Pine II;
- "A sense of Urgency" (2008) de John Kotter;
- "The Predator State" (2008) de James Galbraith
- "The Workforce Scorecard" (2005) de Mark Huselid, Brian Becker e Richard Beatty.
Livros que se leram sem desapontar:
- "Crossing the Chasm" (1991) de Geoffrey Moore;
- "Inevitable Surprises" (2003) de Peter Schwartz;
- "The Future of Competition" (2004) de C.K. Prahalad e Venkat Ramaswamy;
- "Escaping the Black Hole" (2005) de Robert Schmonsees;
- "The Art of the Long View" (1991) de Peter Schwartz;
- "The Logical Thinking Process" (2007) de William Dettmer (para quem nunca leu nada de Dettmer este é um bom livro para aprender a desenhar S-CRT e S-FRT... para quem já conhece os livros anteriores este livro sabe a pouco);
- "The Social Atom" (2007) de Mark Buchanan;
- "Creative Destruction" (2001) de Richard Foster e Sarah Kaplan;
- "Six Disciplines for Excellence" (2007) de Gary Harpst;
- "Think Better" (2008) de Tim Hurson;
- "The Execution Premium" (2008) de Robert Kaplan e David Norton.
Livros que desapontaram (se calhar sou eu que ainda não passei pelas experiências de vida que me ensinarão a apreciá-los devidamente):
- "A revolução da Riqueza" 2006) de Alvin e Heidi Toffler;
- "Hidden in Plain Sight" (2007) de Erich Joachimsthaler;
- "Value Merchants" (2007) de James Anderson, Nirmalya Kumar e James Narus.
- "Presentation Zen" (2008) de Garr Reynolds, um verdadeiro must para aprendizes de comunicação;
- "Slideology" (2008) de Nancy Duarte, outro must;
- "Advanced Presentations by Design" (2008) de Andrew Abela, que dizer deste livro? Se os outros são um must e este é o melhor dos três na minha opinião.
- "Visual Language" (1998) de Robert Horn;
- "Mapping InnerSpace" (2002) de Nancy Margulies;
- "Clear and to the Point" (2007) de Stephen Kosslyn.
- "Liderança as Lições de Mourinho" (2007) de Luis Lourenço e Fernando Ilharco;
- "Administração Pública" (2007) de Alfredo Azevedo;
- "O BSC Aplicado à Administração Pública" (2007) de Agostinha Gomes, Nuno Ribeiro, Jão Carvalho e Sónia Nogueira;
- "Balanced Scorecard" (2007) de Francisco Pinto;
- "Os Mitos da Economia Portuguesa" (2007) de Álvaro Santos Pereira.
Sem comentários:
Enviar um comentário