quinta-feira, setembro 28, 2017

Curiosidade do dia

"Que políticas podem ser implementadas nas economias avançadas para reduzir a desigualdade?
Há três elementos importantes: acesso a educação de elevada qualidade por todos; a redução da desigualdade na distribuição do capital financeiro, onde há uma grande concentração em parte porque as regras fiscais ajudam os ricos; e uma maior tributação sobre heranças."
Por aqui temos o constante ajavardamento e baixar dos níveis de exigência nas escolas do Estado e a redução drástica da possibilidade dos filhos dos menos abonados poderem aceder a escolas privadas que ainda não desistiram de lutar por um ensino de qualidade.

Entretanto, os que defendem o dito ajavardamento têm os seus filhos em escolas privadas.

A minha irmã disse-me que em Inglaterra onde vive, saber se os filhos de um político, sobretudo do Labour, estão numa escola do Estado ou privada, é assunto de campanha.

Acredito que a falta de exigência e a falta de qualidade dos professores é uma traição tremenda do regime para com as perspectivas de futuro das crianças que são jogadas na roleta russa do ensino em Portugal.

Trecho retirado de "Branko Milanovic: "É importante garantir o acesso dos mais pobres às melhores escolas""

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

"E em Mongo, vão descobrir que o factor-chave de produção será o humano capaz de interagir e co-criar com uma rede de outros humanos."

Na última legislatura os currículos escolares foram reformados centrando-se totalmente na capacidade de responder a exames normalizados, podendo os alunos ser treinados para os exames praticamente sem interacções sociais. E aqueles que dizem que não se podem gastar 12 anos da vida dos jovens sem trabalhar e desenvolver soft skills são acusados de "ajavardar" o ensino.

As escolas mesmo muito boas (não aquelas que são boas a treinar para exames e que gostam dos rankings) são bastante "ajavardadas" mas dão uma formação integral.

O critério de saber onde os políticos colocam os filhos é bom, mas não basta saber se os colocam no privado ou no público. É preciso saber se gostam que os filhos tenham resultados em exames ou se querem algo mais das escolas.

A educação é importante mas infelizmente não é suficiente. Os outros pilares são decisivos:

https://www.theatlantic.com/education/archive/2017/09/education-and-economic-mobility/541041/