quarta-feira, outubro 21, 2009

Resultados, cadê os resultados.

A escola não é um fim, é um instrumento para preparar futuros cidadãos e profissionais.
.
Há muitos anos que oiço e leio sobre a Escola da Ponte e o registo é sempre deste tipo:
.
"Visitei a lendária Escola da Ponte em Vila das Aves, no distrito do Porto. Lendária, por ser uma escola radicalmente diferente, marcada pelo extraordinário sucesso escolar dos alunos, pela forma democrática e inclusiva como todos trabalham e pela paixão que revelam no estudo e aprendizagem das matérias."
.
O que nunca vi relatado, estudado, abordado (embora possa estar enganado e afinal exista embora eu não conheça) são os resultados. Até que ponto o "extraordinário sucesso escolar dos alunos" se traduz num desempenho escolar ou profissional "extraordinário" ou diferenciado quando os alunos terminam o seu ciclo escolar na Escola da Ponte e ingressam noutra escola ou na vida profissional.
.
Por que é que nunca se fez isto? Por que se esquecem os resultados, a eficácia?

3 comentários:

FFreitas disse...

Parece-me que o "extraordinário sucesso escolar dos alunos" da escola da Ponte se prende com essa fase de vida, em específico.
De ter em atenção que muitas crianças que lá estão não teriam qualquer capacidade de aprendizagem no ensino dito normal, seja razões intrinsecas da própria criança seja pela sua envolvente social.
Este tipo de abordagem permite a estas crianças fazerem um ciclo de aprendizagem muito importante, tanto na vertente escolar, como na componente "estar na sociedade".

Exercícios Resolvidos disse...

Esse post nos alerta para uma coisa importante, não adianta fazermos bem as coisas se ao final o resultado não aparece. O foco no resultado é um objetivo que tento alcançar a cada dia.

CCz disse...

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4522286