quarta-feira, abril 30, 2025

Curiosidade do dia

A propósito de "Faltam eletricistas em Portugal, profissão não atrai jovens" com:

"A transição energética abriu um mercado de oportunidades para as profissões desta aérea, mas falta mão de obra. O trabalho tem crescido com a instalação de mais painéis solares, construção de parques fotovoltaicos e eólicos. E também com a instalação de carregadores elétricos, mas os jovens não estão atraídos pela profissão. Os baixos salário são uma das principais razões."

Recordar de Agosto passado "Subir os salários apostando nas transições verde e digital" e este trecho super-weird:

"O que nos diz o INE? Diz-nos, por exemplo, que agricultura e turismo pagam mal e têm os salários mais baixos do país e que as atividades relacionadas com a eletricidade, gás, vapor, água quente e fria e ar frio, isto é, o sector da energia, são as que pagam salários mais elevados, com salário médio superior a 3500 euros por mês, mais do dobro da média nacional."

Sempre achei estes números absurdos. Falei com alguns quadros bem conhecedores do sector eléctrico e riram-se na minha cara por causa destes valores. 

Eu olho para aqueles 3500 euros por mês e recordo as legiões de electricistas com as botas de segurança rotas, os sinais de trânsito de há dois séculos, ...

Sem comentários: