- para quando um Daniel Campelo do sector a ameaçar impedir a abertura de novos hóteis?
Pessoalmente, não creio que a crise seja a única razão para esta degradação dos preços, basta recordar esta série de postais dos últimos anos:
- "Quando o desconto é mau conselheiro" (Novembro de 2006)
- "Preços na hotelaria chegam a ser humilhantes" (Fevereiro de 2007)
- "Hotelaria e pensamento estratégico" (Janeiro de 2009)
Conselho para a hotelaria, estudem Marn e Dolan "Pregarás o Evangelho do Valor". Como é a estrutura de custos de um hotel? Qual o peso dos custos variáveis? Qual o peso da redução do preço no lucro?
.
Será que os hóteis conhecem os seus clientes? Será que caracterizam os seus clientes-alvo? Não me parece, basta recordar o Sheraton no Algarve que pagava as portagens aos clientes para os atrair (ver em "I wonder...") (Julho de 2007)
.
Isto exige mais sofisticação intelectual do que a simples redução de preços.
.
É preciso pensamento estratégico primeiro!
lembrei-me agora, não é preciso um Daniel Campelo, um Ricciardi do BES já pediu isso numa entrevista ao Expresso há anos
ResponderEliminarRecomendo pesquisa pelo Hotel Basic (Braga, um Hotel Low Cost) no site booking.com, e leitura das opiniões dos clientes.
ResponderEliminar"O preço é ok, mas nunca mais..." é a tónica.
Nota: é curioso reparar na quantidade de pessoas que refere uma boa relação qualidade/preço, percebendo-se que nem sabem bem elas próprias o que querem dizer com isto, ao vermos que depois apontam mil defeitos ao serviço e acabam por dizer que lá não voltam.
http://balancedscorecard.blogspot.pt/2011/08/e-preciso-pensamento-estrategico.html
ResponderEliminar