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"Não generalizarás!!!"
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"Especialistas versus generalistas (parte III)"
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"Cavaco Silva defendeu que «a reduzida dimensão das empresas que constituem o tecido empresarial, sempre apontada como óbice à sua internacionalização, pode ser uma vantagem competitiva, pela flexibilidade operacional que proporciona, pela criatividade e inovação que estimula e pela maior capacidade de adaptação a mercados globais em permanente mutação»."
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Só falta começar a usar a metáfora de Mongo.
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Trecho retirado de "Empresas pequenas podem ser uma vantagem"
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BTW, não partilho da treta sobre o Porto capital, matriz e isso... prefiro um Norte forte porque diverso e não centralizado, Braga, Guimarães, Famalicão, Barcelos, Póvoa, Vila do Conde, Maia, Felgueiras, Penafiel, Amarante, Gaia, Esmoriz, Aveiro, Porto, ...
Boa noite Carlos,
ResponderEliminarO que acha da estratégia de reposicionamento do Jornal de Notícias (muito mais direcionado, e agora assumido, para o Norte)? O Porto Canal está a fazer o mesmo trabalho, escolher e direcionar-se para um público-alvo específico; os resultados parece que são bons.
Não sei se vai ganhar ou perder eleitores, mas louvo a estratégia do JN, que sempre foi um jornal muito lido pelos nortenhos, mas o próprio jornal tinha medo de se assumir...
Caro John,
ResponderEliminarNão costumo comprar o JN, por isso não posso apreciar a evolução.
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Posso, no entanto, referir que, em teoria, o futuro de um jornal, ou de um canal de TV é o de esquecer a massa uniforme e escolher uma tribo e desenvolver uma relação com ela.
Pela net, o JN parece-me... espero estar a ser injusto, parece-me uma segunda montra do DN.
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Recordo esta interessante reflexão sobre os jornais regionais incluída em:
http://www.shirky.com/weblog/2012/01/newspapers-paywalls-and-core-users/
Caro Carlos,
ResponderEliminarTambém não costumo comprar jornais generalistas, mas costumo ler o JN em alguns sítios (cafés, por exemplo).
Em termos de conteúdos e grafia, modificou. O JN sempre foi um jornal para o povo de Norte, com raízes no Norte e com conteúdos muito mais direcionados para as pessoas do Norte - basta olhar para os leitores do JN, são quase todos do Norte.
No entanto, parece-me que, com medo de perder eleitores, nunca se posicionou como um verdadeiro Jornal do Norte. Agora, com o novo posicionamento, a própria comunicação é clara. Um jornal feito no Norte e para as pessoas do Norte.
Nunca passará, no entanto, de um generalista.