Quando inicio um projecto de facilitação de uma reflexão estratégica gosto de começar por identificar os actores que podem entrar no jogo da empresa, como ilustro aqui e aqui.
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Como uso num slide simplificador há anos, num caso utilizado na formação:
(As setas azuis identificam o fluxo do produto, os tangíveis. As setas a preto identificam o fluxo de intangíveis)
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Por outro lado, quando modelo o funcionamento de uma organização com base na abordagem por processos uso este tipo de diagramas:
Assim, senti-me em casa ao encontrar estes esquemas:
no livro "Value Networks" de Verna Allee.
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Fico a pensar... se os esquemas são uma ferramenta que a autora usa para fazer aquilo a que chama Value Network Analysis... e se o valor é algo que emerge durante uma experiência de uso, não fará sentido colocar, sobre a representação de cada actor na rede, uma nuvem com as experiências procuradas e valorizadas?
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A figura retrata o fluxo de tangíveis e intangíveis entre actores numa rede. Por que é que aceitam fazer parte desta configuração e não de outra? O que é que cada um ganha? IMHO falta esse ponto.
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