.
Todos os dias, na China, compram-se 46500 novos carros...
.
Eu sei que isso é muito lá longe, mas será que isso não influencia isto?
.
"A especulação bolsista é a única explicação que encontra para aumentos tão drásticos do preço das matérias-primas em tempo de recessão. "É ilógico", diz." Trecho retirado daqui.
.
Aliás o DN tem uma sequência interessante:
- "A indústria do vestuário está no fio" de onde sublinho "os preços do algodão "praticamente duplicaram" no último ano, o que afecta o custo dos fios em 50%/ 60%, dos tecidos em cerca de 25% e do vestuário na ordem dos 5%."
- "Por este andar o calçado sobe" de onde destaco "As solas, peles e acessórios usados no calçado aumentaram 30% desde o início do ano, obrigando os empresários "a um esforço muito grande. Os aumentos foram enormes e os clientes não estão dispostos a pagar mais"" e "é assegurada pela marca própria Eject."
- "Panificadoras com a corda na garganta" de onde retiro "O empresário justifica a escalada dos preços dos cereais com a quebra na produção da Rússia, devido aos incêndios. Mas reconhece que grande parte da subida é pura especulação. E a prova "é que os agricultores continuam a ser mal pagos, é tudo para os intermediários"." Como se os chineses que compram 46500 novos carros todos os dias não precisassem de comer e comer cada vez mais. Já agora, embora seja off-topic, convido o empresário a comparar o preço a que os agricultores portugueses teriam de vender o cereal para não perderem dinheiro, e o preço a que o cereal é transaccionado nos mercados internacionais."
- "O sabor amargo do chocolate" de onde saliento "O cacau está a ser negociado nos mercados internacionais ao máximo dos últimos 33 anos, fruto do crescimento da procura da indústria chocolateira e da escassez de oferta devido à má safra do maior produtor mundial, a Costa do Marfim." Ooops! O artigo foi publicado ontem mas está muito desactualizado... em Setembro deste ano no FT "Cocoa price falls at Ivory Coast forecast" e no início deste mês "...years of shortages that sent the price of cocoa to its highest level in three decades, traders almost unanimously believe that the cocoa market is set to move into a surplus in...Friday. The looming oversupply has sent cocoa prices down by a third in the past two." Do mesmo artigo extraio "combater a especulação e evitar a escalada de preços"
Nos quatro artigos pressinto o mesmo problema nacional... encontrar um culpado: os mercados, os especuladores. O problema está sempre nos outros, está sempre fora de nós... até parece que a alta de preços só afecta os fabricantes portugueses...
.
Ontem, no livro de Scott McKain "The Collapse of Distinction, sublinhei: "When customers perceive that times are tight, they naturally want to spend their money where they receive the highest degree of value... Now is the time to stand out... If your customers cannot differentiate you, then they will fall back upon the point where they can always discover a distinction - price. Price is the single worst point of differentiation for any organization in any industry."
.
Basta recordar estas duas figuras que criei para este postal "Bottom-up vs Top-down":
e esta que compara diferentes empresas:
Acham mesmo que para este nível de preços do par de sapatos o preço da matéria-prima é assunto? (BTW, esta é uma empresa que admiro, julgo que única no seu género no país, pessoalmente acho mais atraente o calçado desta marca que também é deles.)
.
Passo-me com esta ignorância dos media, são usados e abusados como megafones e ainda julgam que estão a fazer algo de útil.
.
A nossa indústria com futuro é a que não se preocupa demasiado com os custos, preocupa-se acima de tudo é com a criação de valor. Anda muita gente a precisar de aprender a encarar os problemas como desafios que nos fazem crescer para termos de os ultrapassar, em vez de muros que nos fazem apoucar e recuar... please leiam Mindset de Dweck!!! Leiam Linchpin de Seth Godin!!! Leiam The Power of Pull de Hagel et al!!! É urgente. É urgente apanhar o comboio de uma nova mentalidade para um mundo novo, um mundo cheio de oportunidades para quem as quiser e souber criar e aproveitar.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Pode assinar a nossa newsletter em http://eepurl.com/bJyfUr