.
Este título faz recordar um texto de Umberto Eco sobre as bibliotecas. Divinal!
.
Para que serve uma biblioteca? Para impedir que o leitor chegue aos livros.
.
A primeira vez que fui a Inglaterra, estive num hotel em Manchester, um hotel que ficava ao lado da biblioteca. Assim, aproveitei para a visitar e ter um choque.
.
Ao contrário da biblioteca municipal do Porto, os livros estavam ao alcance dos leitores... e mais incrível, as revistas científicas e técnicas que eu conhecia, sempre atrasadas, na faculdade, estavam ali, à mão de semear, ao alcance do braço, para leitura actualizada.
.
Nunca esquecerei a minha ingenuidade; algures no meu 2º ano na faculdade precisava de praticar uns exercícios de Mecânica Pura e Aplicada, o professor tinha recomendado um livro da McGraw-Hill cujo autor começava por agá (h). E lá fui eu à biblioteca municipal do Porto à procura do livro. Abríamos umas gavetas e procurávamos numas fichas de cartão o código com a localização do livro, o critério de procura era o nome do autor...
.
.
.
Claro que não encontrei o livro que procurava, mas fiquei a saber que a biblioteca municipal do Porto tinha dezenas de títulos de um prestigiado autor albanês chamado Enver Hoxha.
Avariada?
ResponderEliminarimagino que isso ainda tenha sido na antiga biblioteca em frente ao jardim de s.lazaro.
ResponderEliminarse for à actual no palacio já tem uma experiencia semelhante à que relatou de inglaterra. certamente que não tem acesso directo a todos os livros do acervo mas um grande numero de livros, revistas e jornais é livremente acessivel. basta entrar lá, pegar no livro e ler.