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Segundo o Boletim "Estatísticas do Comércio Internacional - Dezembro de 2011", publicado no início de Fevereiro pelo INE:
Se ainda estou a ver bem, por cada euro de importações, Portugal exportou 1,6 euros, no último trimestre de 2011, se excluirmos os combustíveis e lubrificantes.
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Por isso, não entendo aquele sublinhado lá de cima. Que Vítor Bento critique o programa de subsidiação de actividades protegidas no ramo de energia, estamos com ele. Agora que queira negar a evidência... não entendo.
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Trecho retirado de "Falsas "verdades""
ADENDA (14:01) - Agora já entendo, obrigado anti-comuna:
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"O défice português deve-se sobretudo à importação de todo o tipo de bens não acompanhando as exportações e os combustíveis contam apenas uma pequena parte da história.
ADENDA (14:01) - Agora já entendo, obrigado anti-comuna:
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"O défice português deve-se sobretudo à importação de todo o tipo de bens não acompanhando as exportações e os combustíveis contam apenas uma pequena parte da história.
Quando o INE destaca o saldo da balança comercial sem lubrificantes
e combustíveis, fá-lo apenas para as exportações extra-comunitárias. Daí que, dá
a ideia que o problema português é bastante agravado pela importação de crude.
Mas não o é. Apenas numa pequena parte. (O INE começou a fazer isso quando o
governo de Sócrates começou a sua campanha pela subsidiação da produção de
energia em Portugal, para enganar tolos.)
Portugal gasta em energia importada, cerca de 7 200 milhões de euros todos
os anos. O saldo comercial é negativo num valor muito superior. Ou seja, os
combustíveis contribuem mas menos do que se pensa para o endividamento externo e
para a balança comercial negativa."
"Se ainda estou a ver bem, por cada euro de importações, Portugal exportou 1,6 euros, no último trimestre de 2011, se excluirmos os combustíveis e lubrificantes."
ResponderEliminarDeveria querer dizer ao contrário: por cada euro exportado, Portugal importou 1,6...
Caro John,
ResponderEliminarAí não me enganei.
Veja a adenda.
Obrigado pela explicação, Carlos
ResponderEliminarTinha lido mal (não reparei que se estava a referir aos valores sem combustíveis), ainda por cima tinha ido buscar os valores totais de 2010 (1.ª coluna) - cerca de 9700 milhões de exportações para cerca de 15 300 milhões de importações.
(2600/1600) = 1,6