.
Associo o modelo de negócio da eficiência à imagem do funcionamento de um "pit" da F1, não há criatividade, há rigor, planeamento central, um lugar para cada um e cada um com a sua tarefa bem definida. Num modelo de negócio assente na inovação precisamos de exactamente o contrário: tem gente maluca? Se não, como vai ter produtos "UAU!!!"
.
No entanto acho que Kastelle não tem toda a razão quando escreve: "However, innovation that creates new products and services, requires increased variation. You have to try things that you’ve never done before, experiment, fail, learn, and get feedback from customers."
.
O mundo da eficiência requer normalização máxima, o mundo da eficiência requer redução da variabilidade em cada produção e, também, redução da variedade a nível de família de produtos produzidos.
.
O mundo da inovação requer aumento da variedade!!! No entanto, para cada produção, também requer redução da variabilidade.
Excelente reflexão de Kastelle sobre quando é que faz sentido repetir o passado e não inovar
ResponderEliminarhttp://timkastelle.org/blog/2012/01/when-is-it-ok-to-ignore-innovation/
http://online.wsj.com/article/SB10001424052970204331304577144980247499346.html?mod=wsj_share_tweet_bot
ResponderEliminar