terça-feira, novembro 19, 2013

Curiosidade do dia

Não estou a brincar, parece que hoje é o dia mundial da sanita.
.
Ainda sou do tempo em que só havia o dia mundial da árvore e plantava-se uma árvore lá no recreio da escola.
.
Como é que celebram este dia?

segunda-feira, novembro 18, 2013

Trabalhar o ecossistema da procura

Esta figura:
Foi retirada do livro "The Wide Lens" de Ron Adner.
"This book is designed to help managers, leaders, and everyone concerned with innovation see their hidden dependencies and understand how to develop robust strategies that are more likely to succeed. To start, you must consider two distinct types of risk that arise within ecosystems: Co-innovation Risk, the extent to which the success of your innovation depends on the successful commercialization of other innovations; and Adoption Chain Risk, the extent to which partners will need to adopt your innovation before end consumers have a chance to assess the full value proposition.
Choosing to focus on the ecosystem, rather than simply on the immediate environment of innovation, changes everything—from how you prioritize opportunities and threats, to how you think about market timing and positioning, to how you define and measure success. This new paradigm asks innovators to consider the entire ecosystem by broadening their lens to develop a clearer view of their full set of dependencies. To be sure, great customer insight and execution are still vital. But they are only necessary—not sufficient—conditions for success."
Recordar daqui:

E daqui:
E ainda daqui:

o poder das redes sociais

Ainda me surpreendo com o poder das redes sociais:
.
"Hundreds Show Up To Funeral For British Vet Who Died Without Family"
.
E também com a prevalência de algum sentido de agradecimento comunitário por serviços prestados em nome da comunidade.
.
BTW recordar 

e dois meses depois de Agosto de 2013

E continuamos com a nossa análise mensal dos números do IEFP começada aqui.
.
Evolução do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego entre Janeiro de 2011 e Outubro de 2013:

A evolução homóloga do desemprego e a evolução mensal do desemprego entre Janeiro de 2011 e Outubro de 2013:
Cá está o momento mágico do crescimento negativo do desemprego homólogo.
.
A figura que se segue tira um retrato da evolução homóloga do desemprego em Outubro de 2013 e mostra onde está a ser criado emprego liquido (barras negativas):

Uma fotografia notável sobre onde está a ser criado emprego. 18 barras negativas!!! No início do ano só havia uma, salvo-erro nos têxteis.
.
A nível regional temos:

Apesar dos políticos da situação e da oposição, os anónimos deste país estão a construir um país mais competitivo

Curiosidade do dia


Imagem retirada de "How the World Shops for Groceries"

domingo, novembro 17, 2013

Os normandos a preparar outro ataque

"Vítor Gaspar vai presidir Grupo de Alto Nível para Tributação da Economia Digital"
.
A normandagem não descansa sempre em busca de impostar mais e mais e cada vez mais.
.
Vão mesmo chegar a este ponto.
.
Por onde andas Robin dos Bosques?

Contar com todo o ecossistema

Acabei há tempos a leitura de "Experience Design - A Framework for Integrating Brand, Experience, and Value".
.
Reparei que os autores referiam várias vezes este outro livro "The Wide Lens: A New Strategy for Innovation" de Ron Adner. Assim, arrisquei e encomendei-o.
.
Recebi-o na semana passada e já me fez companhia numa série de viagens de comboio. Está a ser uma experiência muito interessante e com uma certa dose de déjà vu ao deparar com o uso da terminologia "ecossistema" e a mapas deste tipo:

"... a world in which the success of a value proposition depends on creating an alignment of partners who must work together in order to transform a winning idea to a market success. A world in which failing to expand your focus to include your entire ecosystem will set you up for failure"

Acerca do salário mínimo

Sempre defendi neste blogue que o futuro da economia privada portuguesa não passa por salários baixos, são quase 10 anos de evidências que se podem pesquisar aqui.
.
Ao mesmo tempo que defendo isso, não me sinto com poder, moral, autoridade para obrigar outros a seguir uma certa via que eu acho melhor. Muitas não a seguem porque genuinamente não têm capacidade, ADN e possibilidades para fazer melhor do que o que já fazem.
.
Por isso, compreendo e concordo com César das Neves "César das Neves: Aumentar salário mínimo «é estragar a vida aos pobres»"
.
Basta recordar a origem do salário mínimo, basta recordar a história e a motivação inicial por detrás da sua criação.

Curiosidade do dia


O preço pode ser o mais importante em muitas regiões mas não é o ÚNICO factor!
.
Interessante perceber que este retrato vai ao encontro do que já aqui escrevemos algumas vezes sobre a diferença entre o mercado norte-americano e o europeu, embora a minha ideia fosse de uma ainda maior diferença de perfis.
.
Imagem retirada de "When the Customer is Always Right, Compete on Price"

sábado, novembro 16, 2013

Do produto preto, sem nada, fizemos um capacete fashion”

Cartão de visita:
"Em 2012, a Nexxpro viu o negócio crescer 41%."
 O truque?
.
Diferenciação:
"“Em França e em Itália, quase chegámos a número um! Fomos apelidados pelo Le Monde de costureiros de capacetes porque os reinventámos. Do produto preto, sem nada, fizemos um capacete fashion”"
Trecho retirado de "Os costureiros de capacetes"

Os mexicanos não acreditam no Krugman

"Mexicans are leaving the US and taking their money with them"
.
Os mexicanos não acreditam no Krugman... não acreditam na treta de entregar a enxada à "comprativa"

Preparar o futuro

Uma referência a uma empresa com um cantinho no meu coração, a Normax, em "Pipetas preferidas em 60 países".
.
Quando frequentava o 10º e o 11º ano de escolaridade e tinha a disciplina de Quimicotécnia, a química qualitativa fascinava-me a ponto de com as parcas economias que conseguia juntar começar a montar um laboratório no quarto. O material de vidro adquiria-o numa representação da Normax na Rua Santos Pousada no Porto e os reagentes adquiria-os na Drogaria Moura próxima do Mercado Ferreira Borges.
.
Ainda esta semana, a fazer horas para uma sessão de formação numa Faculdade de Farmácia, passou por mim um funcionário com um carrinho cheio de material de vidro, sobretudo pipetas. Depois, durante a formação, comentei com os formandos, que os alunos que estão a trabalhar e a fazer tudo à mão com material de vidro, quando forem para um laboratório de análises ... vão trabalhar com aparelhos mais ou menos sofisticados e material de vidro ... nada.
.
Assim, espero que a Normax esteja ciente dessa evolução... pode optar por seguir uma estratégia dedicada a fazer render até ao fim o que tem e sabe fazer. Ou pode, procurar outros mercados, numa diversificação de utilizações e fins. Lê-se o artigo fica-se logo com a cabeça a fervilhar de hipóteses estratégicas referidas (diversidade ou concentração)

Somos todos alemães (parte ?)

Há anos escrevi aqui que temos de ser como os alemães. O primeiro postal de uma série com mais de 10 partes foi "Somos todos alemães".
.
Quando a UTAO não percebe como é que os empresários portugueses aumentam os preços e, ainda conseguem ganhar quotas de mercado na exportação, é porque ainda não descobriu o truque alemão.
.
Ontem, via twitter, o @38º enviou-me este texto "In spite of currency disadvantage, Germany competes on brand". Interessante:
"So how does Germany compete so successfully in spite of this currency disadvantage? The answer seems to be that Germany can compete on brand strength even at higher prices.
.
CIBC: - The [euro] strength against the yen will persist, a challenge largely for German exporters as they compete closely in areas such as autos and electronics. However, with many consumers prepared to pay a premium for German engineering, its exports are often less sensitive to price changes.
.
Indeed when compared with its Eurozone peers, German exporters boast the least price-sensitive merchandise."
É seguir o evangelho do valor.

sexta-feira, novembro 15, 2013

Um mercado potencial tremendo...

Dedicado aos que não são capazes de ver as oportunidades:
"At the same time, the Chinese are very brand conscious, as is shown by their fondness of luxury brands. According to Bain & Co., the luxury sales market in greater China is expected to grow by 6-8% this year, to exceed $35B — making it second only to America.
...
In 2012, Chinese took 83M foreign trips, up by 18.4% from the previous year. These experiences, along with technology development and social media channels, have helped Chinese consumers become more informed and sophisticated. For example, many Chinese travel overseas to buy branded products, as it is much cheaper than in China. Similarly, Chinese are now looking for subtler ways to signal their status by avoiding brands that have loud logos."

Trechos retirados de "Understanding Chinese Consumers"

Imaginem um certo governo por cá

Imaginem um certo governo por cá.
.
Perante algo assim "FCC estuda despedir mais de 40% dos trabalhadores da construção em Espanha".
.
Equacionar-se-ia a construção de mais 2 ou 3 autoestradas paralelas entre Porto e Lisboa...

Um exemplo do potencial de revolução na cadeia de fornecimento de certos clusters

Daqui "Rolls-Royce plans 3D printing for jet engine parts":
3D printing opens up new possibilities, new design space,” Dr Wapenhans told a round-table for journalists in Dahlewitz, outside Berlin. “Through the 3D printing process, you’re not constrained [by] having to get a tool in to create a shape. You can create any shape you like.” (Moi ici: Mongo rules!!! Diversidade, diversidade, diversidade!!!)
The Rolls-Royce executive said the technology could be used to reduce the weight of parts such as brackets.
He said: “There are studies that show one can create better lightweight structures, because you just take the analogy of what nature does and how bones are built up – they’re not solid material.
“And so things that are simple things like brackets can be made a lot lighter.”
...
General Electric said recently that the company plans to expand the use of 3D printing, including creating fuel nozzles for jet engines.
Last year GE Aviation acquired two privately held companies in Cincinnati which specialise in 3D printing, also called additive manufacturing.
Companies such as Siemens and BMW are among those developing applications for additive manufacturing.
...
Dr Wapenhans said that use of 3D printing would enable Rolls-Royce to slash lead times. The company would gain an “inventory advantage,” with less need to store parts, he noted.
...
“Even if it takes, you know, a week to print, that’s still a lot faster.”
Sales of 3D printers and related services rose to $2.2bn last year, and are estimated to rise to about $6bn annually by 2017, according to a forecast from consultancy Wohlers Associates."

O exemplo do mobiliário

"As exportações de mobiliário e colchoaria subiram 15% em Setembro, contribuindo um crescimento acumulado de 9% até ao fecho do terceiro trimestre, correspondente à venda de 881 milhões de euros ao exterior. Metade é de “mobiliário para casa e outros fins”, 40% de assentos (excluindo para automóveis e aeronaves), (Moi ici: Deve ser em grande parte para fornecer o IKEA via Aquinos... BTW, vejam a importância que dão site, a novidade é uma notícia de... 2008) 7,8% de colchoaria e 1,6% de mobiliário de Medicina, que, em termos relativos, continua a registar o melhor comportamento." (Moi ici: Interessante esta aposta no mobiliário técnico especializado, julgo que há um peso forte das cadeiras para consultórios dentários)

Trechos retirados de "França reforça liderança nas compras de mobiliário português"

BTW, para França os preços devem estar tão espremidinhos!!! Será que ainda ganham dinheiro a sério?

Mais sintomas de Mongo - Freelancing

Daqui "Why everybody's going freelance" e daqui "More workers choose independence":
"More Americans are declaring their independence: as in the 17 million that self-indentified as indepenendent workers--as in freelancers, temps, self-employed consultants and the like--as of May 2013, up 10% from 2011."
Daqui "Before You Go Freelance, Read This":
"A 2004 research study of 1,000 people by the Work Foundation suggests I’m not alone: More than 80% of those surveyed who were self-employed said they were satisfied or very satisfied with their jobs.”
...
In a world where job security is a quaint 20th century artifact, perhaps evolving an independent, freelance career for oneself is a cleverly Darwinian means of survival."
No meu caso foi perceber que queria especializar-me em algo que gostava e perceber que não fazia nenhum sentido para a maioria das empresas ter esse especialista nos seus quadros a tempo inteiro. Como eu dizia:
"Elas só precisam de alguém que aprenda até ao j.
Eu quero ir até ao z."
BTW, este fenómeno em Portugal para o INE não existe, ou não é captado pelos indicadores do emprego. Um freelancer não é considerado como tendo um emprego.

quinta-feira, novembro 14, 2013

Do país da espiral recessiva


O que mais me aborrece nisto é:
  • os políticos da situação a comportarem-se como se isto fosse por causa deles;
  • os políticos da oposição a menosprezarem esta evolução;
A verdade é que isto é, apesar deles todos.

O futuro do retalho

"The Experience-Seekers – “value the best experience, not just price” (32%). As the largest segment of M-Shoppers, they demonstrate why retailers still need to invest in providing a unique and compelling in-store experience.
.
The Traditionalists – “prefer the in-store shopping experience” (30%). These shoppers are committed to purchasing in-store, making them the least threatening segment for retailers. They are open to interacting with retail stores on their mobile devices, whether by website, store app, or even scanning a QR code."
É nesta gente, nestes 52% dos consumidores que o retalho tradicional, ou clássico, ou físico, se tem de concentrar para ter um futuro. Tem de perceber que não consegue competir no preço puro e duro.
"Retailers don’t have to resort to automatic price-matching to compete with online shopping. We uncovered several opportunities for retailers to engage M-Shoppers on their phones as part of the shopping experience. These range from varied discount strategies, to exclusive in-store experiences, providing the right mobile-ready information, engaging shoppers in social media, and designing loyalty programs that build long-term relationships with customers."
No entanto, basta ouvir quem está à frente da associação do comércio para perceber que estão longe desta reflexão. Por agora, culpa a crise como a única responsável pela queda das compras no comércio, por causa da perda de poder de compra.
.
O poder de compra há-de regressar e as vendas não subirão em linha com esse aumento. Então, procederão como o comércio tradicional procedeu aquando da invasão dos centros comerciais, sem estratégia, sem segmentação, sem diferenciação... muito choradinho e pedidos de subsídios.

Trechos retirados de "The Surprising Truth about Showrooming and the Mobile-Assisted Shopper"

Ver também "JPMorgan Chase's Brian Tunick on Retail's Recovery via Value Pricing"