Podemos ajudar?

Será que podemos ajudar?

O que preocupa ou motiva a sua empresa?

Um aumento da concorrência? Quando a concorrência aumenta nem sempre o corte no preço é a melhor resposta. Qual o ADN, qual a experiência e tradição da sua empresa? Que clientes-alvo serve? Em que prateleiras expõe a sua oferta? Será que precisa de mudar de estratégia?

Um aumento da produtividade? Sabe qual a fórmula menos seguida para aumentar a produtividade? Aumentar os preços! Como se aumentam os preços, sem perder facturação numa economia aberta em que os clientes podem facilmente trocar de fornecedor? Será que pode subir na escala de valor? Lembre-se do exemplo do calçado ou do têxtil, por exemplo.

Precisa de se internacionalizar? Precisa de um novo modelo de negócio?
.
Talvez possamos ajudar, podemos oferecer serviços de:

  • Advogado do diabo; (bom quando os velhos caminhos e opções já não oferecem resultados e é preciso sair fora da caixa e desenhar novas abordagens) 
  • Consultoria. A maior parte das vezes as empresas usam a alavanca do preço para tentar recuperar de uma situação menos boa, ou para acelerar o crescimento. Como pregamos o Evangelho do Valor sabemos que essa via é perigosa. Por isso, sugerimos alternativas. Por vezes é preciso mudar de estratégia, por vezes é precisar mudar de modelo de negócio, por vezes é preciso olhar para lá dos clientes e pensar nos clientes dos clientes ou naqueles que mandam ou influenciam os clientes. Quantas vezes o problema não está no produto mas na prateleira onde é exposto, por exemplo. Depois, é preciso alinhar as pessoas, a atenção e os euros na implementação da nova estratégia. Aí pode entrar o balanced scorecard.
  • Formação. Talvez a sua empresa não precise de um consultor mas precise de um formador, para munir os colaboradores das ferramentas adequadas para lidar com a estratégia e alinhar a empresa.
E se a sua empresa precisa de uma abordagem mais técnica:
  • Apoiamos a implementação de sistemas de gestão da qualidade (SGQ);
  • Ajudamos a fazer a transição de SGQ baseados na versão de 2008 da ISO 9001, para a versão de 2015;
  • Temos uma vasta experiência de cartografia de processos, de implementação de cartas de controlo (SPC), de ferramentas de melhoria da qualidade, de métodos Taguchi;
  • E, sobretudo, acreditamos que existe sempre uma alternativa.
Talvez possamos ajudar.
.
Contacte-nos em metanoia@metanoia.pt ou através do 917 606 424