tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post569985328927845649..comments2024-03-06T19:11:47.481+00:00Comments on Balanced Scorecard: Mas claro, eu só sou um anónimo engenheiro da província (parte II)CCzhttp://www.blogger.com/profile/14653748657820727728noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post-24965962356266829212013-05-29T18:35:01.995+01:002013-05-29T18:35:01.995+01:00boas de novo!
felizmente, conheço várias empresas...boas de novo!<br /><br />felizmente, conheço várias empresas que aumentaram de facturação significativamente, inclusive ligadas a sectores dados como "mortos". aliás, atrevo-me a dizer que conheço empresas dessas nos principais sectores do país (metalomecanica, serviços à construção, mobiliário, farmaceutico, textil, cerâmica, serviços de engenharia, entre outros). <br /><br />e concordo com o que refere quando refere que quem trabalha no preço tem cada vez um caminho mais dificil. <br /><br />mas em nada invalida o que referi. a meu ver, existe um patamar mínimo de facturação para uma empresa avançar e poder crescer. quando se fala de nichos, a tendência é que os clientes sejam mais dispersos a nível geográfico, o que em determinados sectores pode exigir um elevado investimento.<br /><br />discordo quando diz que cada vez mais clientes querem ser serviços. especialmente hoje em dia, é cada vez mais importante o ir atrás dos clientes, passar tempo lá fora, visitar, conhecer, feiras, reuniões privadas, operações de charme, etc. e isto requere dinheiro. já vi, infelizmente, muito bons projectos acabarem porque não conseguiram ganhar massa critíca.<br /><br />analisando as empresas que conheço, e vendo as que estão melhores, foram exactamente aquelas que conseguiram crescer, e que depois de atingirem o patamar mínimo, conseguiram subir na cadeia de valor junto dos clientes. mas que apenas o conseguiram após mostrarem capacidade para tal.<br /><br />por exemplo, ao nível dos moldes, os clientes mais exigentes estão por norma ligados a grupos com alguma dimensão (e por alguma dimensão estamos a falar de uma PME que factura 8 ou 10 milhões de euros). com essa dimensão, já permite outro tipo de soluções, que uma empresa que facture apenas 2 não consegue a vários niveis, especialmente no que diz respeito à garantia de execução, e fiabilidade de resposta. um cliente deste género não arriscar colocar um molde que é fundamental para o processo fabril numa empresa sem uma estrutura considerada como sólida. <br /><br />só para dar um exemplo.<br /><br />em conclusão, concordo com o que diz. subir na cadeia de valor. contudo, muitas vezes, para tal acontecer, é necessário ganhar dimensão. e o normal é que conforme sobe na cadeia, aumenta de dimensão. Bruno Fonsecahttps://www.blogger.com/profile/04707534342826439005noreply@blogger.com