tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post3817712141171240112..comments2024-03-06T19:11:47.481+00:00Comments on Balanced Scorecard: Eu é que devo estar erradoCCzhttp://www.blogger.com/profile/14653748657820727728noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post-41745851653201878862011-05-26T14:44:33.660+01:002011-05-26T14:44:33.660+01:00A valoração de usados é uma vantagem estratégica i...A valoração de usados é uma vantagem estratégica importante na indústria automóvel. É fácil de ver que é facilmente defensável, porque leva várias gerações de automóveis a mudar. Em termos de valoração quantitativa, há alguns exemplos bons no mercado. O meu preferido é a comparação entre o A3 1.9TDI e o Alfa-Romeo Giullieta 1.6TDI. São casos extremos de percepção de valor de usados, muito por culpa da imagem da Alfa-Romeo.<br /><br />O Alfa custa ~25k€ e o Audi custa ~35k€. Uma vantagem na venda de quase 50% do valor final (à saída da fábrica é menos por razões fiscais). Ora, a opinião geral dos mecânicos que eu conheço é que o JTD (o diesel da Fiat que está no Alfa) é um motor de manutenção mais simples e mais barata que o TDI da VW que equipa o Audi. Em duração total do motor, são semelhantes. A diferença de preço vem da valoração do usado, não da qualidade do carro. <br /><br />É um valor relevante, e a tarefa da Alfa-Romeo é complicada de mudar.<br /><br />A Mercedes desde há muito que aposta na noção de que um Mercedes é um carro que não acaba (vide a publicidade internacional que fizeram com aquele Taxi português que fez um milhão de km sem abrir o bloco do motor). Também apostam na ideia de que a manutenção é barata (é-o por boa engenharia, é barata porque é simples). Repara que a concorrência reconhece o efeito positivo desta imagem, por exemplo com a BMW a fazer campanha a anunciar manutenções correntes baratas (pastilhas de travão, óleo, etc).S�rgiohttps://www.blogger.com/profile/12966733140223387255noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8455467.post-89211395998141744642011-05-25T14:49:51.930+01:002011-05-25T14:49:51.930+01:00Fará mesmo sentido? Em vez de seduzir o comprador ...Fará mesmo sentido? Em vez de seduzir o comprador do novo, trabalhar o mercado do usado?<br />.<br />Ei, só sou um curioso do marketing!CCzhttps://www.blogger.com/profile/14653748657820727728noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-8455467.post-8106349113297655922011-05-25T10:57:24.941+01:002011-05-25T10:57:24.941+01:00A mensagem publicitária não está mal, se é a que e...A mensagem publicitária não está mal, se é a que eu estou a pensar. Reforçam o preço barato nas oficinas, para carros com mais de oito anos. Na verdade, a mensagem que passam é a de que um Mercedes é para durar oito anos, e ainda ser tratado com cuidado para durar mais oito. <br /><br />Um carro "normal" ao chegar aos oito anos já não "merece" ser reparado no concessionário, e muda-se para o mecânico de esquina, já que tb só vai durar mais um par de anos. Um Mercedes não.<br /><br />É uma mensagem de que um Mercedes, que custa muito dinheiro, é uma escolha racional mesmo em termos de caro/barato.S�rgiohttps://www.blogger.com/profile/12966733140223387255noreply@blogger.com