tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post2384343549170603011..comments2024-03-06T19:11:47.481+00:00Comments on Balanced Scorecard: Reflexão com base em artigo de jornalCCzhttp://www.blogger.com/profile/14653748657820727728noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-8455467.post-71885286325644604052016-02-26T21:03:30.717+00:002016-02-26T21:03:30.717+00:00Boa noite!
Aqui vai a explicação sobre a relação ...<br />Boa noite!<br /><br />Aqui vai a explicação sobre a relação entre "diversificação" e aquele livro que eu mencionei (é apenas um exemplo...).<br /><br />Um dos grandes problemas que grassam nos "Golias" deste mundo é a questão do crescimento: <br /><br />Como crescer quando o nosso mercado nuclear (ou "core") está estagnado e/ou sob ataque de disruptores (tipicamente mais <br />ágeis e sobretudo mais focados... os famosos "salami slicers"...)?<br /><br />Eu sei disto por dois motivos: em primeiro lugar porque trabalho num "Golias" que esta a atravessar exactamente uma dessas<br />situações e em segundo lugar porque saiu uma profusão de estudos dos consultores dos "Golias" (e.g. BCG) sobre a questão do <br />crescimento. Um exemplo:<br /><br />https://www.bcgperspectives.com/content/articles/innovation-lean-manufacturing-prerequisites-of-adjacent-growth/<br /><br />É aqui que entra a noção de "adjacency" ou "mercado adjacente": uma vez que o mercado "core" está esgotado/comoditizado os <br />"Golias" viram-se para mercados adjacentes no sentido de encontrar novas fontes de crescimento.<br /><br />Portanto quando aquela senhora fala em "termos vários mercados" lembrei-me logo destas "adjacências". Há outro aspecto<br />naquela frase que me fez lembrar a questão do "Lean Start-up".<br /><br />Uma das recomendações da BCG é que os "Golias" adoptem metodologias de "Lean Innovation" para "descobrir" as adjacências <br />mais rentáveis. E porquê? Porque os "Golias" sabem muito sobre o seu mercado-origem mas são imberbes e principiantes nas <br />adjacências... são normalmente clientes-alvo diferentes, propostas de valor diferentes e canais diferentes. Em suma, é um<br />mundo novo e os processos altamente "eficientes" do "Golias" funcionam como verdadeiras amarras e baraços ao pescoço nesses<br />mercados...<br /><br />A metodologia descrita no "Lean Startup" (que se está a tornar numa verdadeira "bíblia" para os "Golias"... leitura obrigatória<br />na minha empresa, imposta pelo CEO!) explica como se deve proceder para "explorar" essas adjacências, descobrindo os vários<br />aspectos desses "mundos novos" enquanto se tenta "minimizar" o risco.<br /><br />Aquela noção do "nada é certo, nada é seguro" ressoa exactamente com esta filosofia do "tactear" no escuro atá descobrir<br />novos nichos.<br /><br />Enfim, talvez esteja a ler demais a partir daquela frase mas a verdade foi que foi isso que me veio ao espírito...!Miguel Pireshttps://www.blogger.com/profile/02373378327714529954noreply@blogger.com