domingo, março 28, 2021

"e fiquei parvo... tanta infantilidade"

No Dinheiro Vivo de ontem li este artigo "Concorrência asiática põe em risco máscaras made in Portugal" e fiquei parvo... tanta infantilidade.

Gente que se mete num negócio de volume, sem conhecimento do mercado e sem escala ...

Alguns trechos:

"Um ano depois, e com muitos milhões de euros gastos, o mercado está inundado de máscaras chinesas e quem investiu já se arrependeu. Os encerramentos estão à vista. "Tem sido uma luta constante e diária, é impossível concorrer com os preços que vêm da China", diz Pedro Nicolau, da Vencer o Momento, Lda. "Não temos como dar continuidade a este projeto, com uma concorrência tão desleal [Moi ici: Quando entra esta argumentação eu saio, ela só demonstra a infantilidade do seu autor] e se não houver na Europa uma forma de proteger os seus interesses e contribuintes", diz, por seu turno, Carlos Alexandre Brito, da OH Máscaras.

...

Num mercado global, em que a concorrência se faz única e exclusivamente pelo preço, as máscaras não terão futuro para nós” [Moi ici: Como é que poderiam ter pensado numa alternativa proteccionista?]

...

“Com capacidade instalada para mais de 400 mil máscaras por dia, precisávamos de chegar aos grandes compradores, hospitais e escolas, mas nos concursos públicos deparamo-nos com concorrência desleal de tradings que são meros intermediários da produção chinesa, sabe-se lá em que condições”, diz Carlos Alexandre Brito. 

O responsável da OH Máscaras garante que os preços praticados nos concursos públicos “estão abaixo do custo de produção”.

...

Mas já não vê saída: “Temos ótimas condições, temos produto de qualidade, tínhamos tudo para conseguir vencer, mas, como está o mercado, é impossível. É difícil aguentar o barco com custos mensais de sete ou oito mil euros e praticamente sem lucros”."


Sem comentários: