sábado, setembro 12, 2020

"Toto, I've a feeling we're not in Kansas anymore."

No começo do artigo "Do You Have the Right Sales Channels for a Downturn?" pode ler-se:
"Major economic downturns hit most companies. And manufacturers who sell to their customers through channel partners, such as retailers or value-added resellers, face additional challenges. Under-capitalized partners may be unable to get products to customers — or worse, could go bust. With the current pandemic, the situation appears dire, with even more bankruptcies predicted than occurred during the global financial crisis of 2008-2009.
.
For manufacturers, success when emerging from a major downturn requires rethinking channel strategy. Manufacturers who simply plot a “return to the way it was” may not fare well."
Enquanto conduzia, ouvia este artigo e visualizava o business model canvas:

E perguntava: Só os canais?

Sim, é verdade, os canais são muito importantes como ilustra o que sucedeu aos produtores de vinho, ou aos pescadores que exportam a nata do peixe pescado na costa portuguesa, ou aos fabricantes dedicados ao canal HORECA, durante o confinamento.

No entanto, pode ser muito mais do que os canais.
E os clientes-alvo, continuam a ser os mesmos? Por exemplo, quando recomendo a aposta na nichização, estou a dizer que os clientes-alvo serão outros.
E a proposta de valor, continua a ser a mesma? Se passamos a trabalhar para nichos temos de afinar a proposta de valor para um grupo muito mais apaixonado.
Que actividades-chave serão eliminadas e que actividades-chave serão acrescentadas?
Como se criará uma relação com os clientes?
Que novas parcerias serão necessárias? Que outras terão de ser abandonadas?

 "Toto, I've a feeling we're not in Kansas anymore."

Sem comentários: