segunda-feira, julho 27, 2020

Trabalhar para um futuro

Em Abril passado neste postal sublinhei este tweet:


for at least the next couple months every organisation in the world is a startup


1/n— Richard D. Bartlett (@RichDecibels) April 6, 2020


E escrevi isto:

Em Fevereiro e Março passados, ao reflectir sobre o futuro do calçado em Portugal escrevi uma série de nove postais intitulados - Quantas empresas?

No nono postal escrevi:

"As empresas de calçado devem manter e tirar o máximo partido da actividade que conseguem ter através do modelo de negócio actual. Paralelamente, devem criar uma empresa, ainda que virtual, dedicada a desenvolver o negócio do futuro. E para desenvolver o negócio do futuro essa empresa tem de se comportar como uma startup: sem clientes, sem negócios, apenas com hipóteses de produtos e de clientes."

No entanto, tenho encontrado poucas empresas a pensar num futuro algo diferente. A maioria confia no lay-off para se desculpar de um esforço doloroso de reinvenção, outras avançam para outras áreas de negócio e sectores de actividade. Poucas apostam nas dores de um parto incerto que resulte na reformulação do negócio sem o abandonar. Entretanto, ontem recuperei este texto com mais de 10 anos, mas tão actual que até dói:
"Most writers and bloggers take the music industry as a prime example for an industry that failed to innovate its core business model. But there are many other industries where failure to innovate its core business lead to their decline.
...
[Moi ici: Uma reacção típica que aqui chamo de "defender o passado em vez de abraçar a mudança"]  Instead of rejuvenating its business model or finding new business ideas the old business model is defended and by consolidating the industry even reinforced.
...
[Moi ici: O trecho que se segue é precioso e certeiro] The next lesson is that all activities at corporate level like selling non-core assets do not solve your problems of an ailing business model. The solution must be found on the business level not on a corporate level. If you cannot fix it, than sell or close it early. Success in business is not defined on corporate level but by its business model!...
The retail market is perfect example for Schumpeter’s creative destruction. While entrepreneurs with creative solutions gain in the markets old business models fail and disappear.
...
[Moi ici: O trecho que se segue relata outra reacção típica. A crença de que mais eficiência vai salvar o actual modelo de negócio] When the market for department stores deteriorated, a typical behavior could be observed in saturated, stagnating or even declining markets. Instead of reinventing the business managers defended the traditional business model and optimized it. Their focus shifted towards process innovation particularly into more efficient purchasing."
Trechos retirados de "Karstadt: Death of a legend (business model)"

Sem comentários: