terça-feira, julho 30, 2019

Curiosidade do dia



Comparar esta resposta "Brain drain claimed 1.7 million youths. So this country is scrapping its income tax" com a abordagem portuguesa "Falta de mão-de-obra? Portugal precisa de imigrantes, diz Bloomberg".

A Polónia age assim:
"A new law that comes into effect in Poland this week will scrap income tax for roughly 2 million young workers."
Portugal age assim:
"O país precisa de “atrair imigrantes qualificados para as necessidades da economia portuguesa”"
Depois admiramos-nos com "Para nós, as golas inflamáveis; para os outros, IRS a 20% /premium":
"Na mesma semana em que o país descobriu que as golas da Protecção Civil não só eram inflamáveis mas socialistas, o governo alargou a lista das profissões que garantem uma taxa de IRS de 20% a estrangeiros ou a emigrantes que decidam mudar-se para cá. Não, nem toda a gente se pode queixar: sobretudo, aqueles que ainda estão para chegar a Portugal.
...
Em Portugal, a carga fiscal cresce desde a década de 90. Mas quando os  cidadãos se queixam dos impostos, os altifalantes do governo insistem que é só má vontade, porque a fiscalidade portuguesa seria baixa quando comparada com a do resto da Europa. Nem vale a pena explicar-lhes que, para o nível de desenvolvimento do país, não é, e que o esforço fiscal em Portugal é, pelo contrário, dos mais elevados (37% acima do alemão). Mas se os impostos directos em Portugal, segundo a maioria governamental, são tão ínfimos, por que razão é preciso criar uma “flat tax” de 20% para seduzir estrangeiros? Não deveria bastar como chamariz uma das tributações supostamente mais leves do continente?"
BTW, hoje é o primeiro dia de trabalho da minha filha mais velha na Suíça. Farta do saque normando nesta choldra que tem de ter dinheiro para pagar golas e padeiros. Uma decisão acertada e apoiada pela família.

Caro joão oliveira, os supermercado podem não fugir, mas os saxões sim.

1 comentário:

CCz disse...

https://publish.twitter.com/?query=https%3A%2F%2Ftwitter.com%2Fpinhoquinto%2Fstatus%2F1156927714575732736&widget=Tweet