quarta-feira, janeiro 23, 2019

Que lindo caldinho se está a preparar

Há os cisnes negros, muito conhecidos:

E há os rinocerontes cinzentos:
"Many investors lose sleep over "black swans" -- hard-to-predict events that cause chaos, like terror attacks or the bursting of the dot-com bubble.
Now authorities in China are being urged to watch for "gray rhinos" -- obvious dangers that are often ignored anyway."
A 2 de Janeiro de 2016 escrevi em "O não-fragilista prepara-se para os problemas":
"Os fragilistas partem do princípio que o pior não vai acontecer e, por isso, desenham planos que acabam por ser irrealistas ou pouco resilientes. Depois, quando as coisas acontecem, chega a hora de culpar os outros pelos problemas que não souberam prever, não quiseram prever, ou que ajudaram a criar." 
Em Julho do mesmo ano em "O fragilismo" escrevi:
"O fragilismo espera sempre o melhor do futuro, não prevê sobressaltos. Acredita que os astros se vão alinhar em nosso favor, não vê necessidade de precaução, just in case."
É impressionante juntar as peças para compor o retrato do que está a preparar-se:
Lembra-se do trecho de Janeiro de 2016?
"chega a hora de culpar os outros pelos problemas que não souberam prever, não quiseram prever, ou que ajudaram a criar." 
Porque não é nada connosco:
Entretanto, começam a ouvir-se novas teorias económicas de malta instalada e sem skin in the game, gente que quer desligar salários da produtividade.

Que lindo caldinho se está a preparar.

Direitos adquiridos e bandarilhas.

Como se protegem os trabalhadores do privado, perante um monstro insaciável?

Como se faz ó Cortes?

3 comentários:

CCz disse...

não vai ser preciso fazer nada https://eco.sapo.pt/2019/01/23/portugal-e-o-quarto-pais-da-ocde-que-mais-gasta-com-pensoes/?utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1548256842

basta aumentar ainda mais a impostagem sobre pessoas e empresas

CCz disse...

https://www.jornaldenegocios.pt/economia/mundo/amp/centeno-admite-que-abrandamento-economico-pode-durar-um-pouco-mais?__twitter_impression=true

CCz disse...

https://eco.sapo.pt/2019/01/23/pib-devera-crescer-menos-que-o-previsto-segundo-a-catolica/?utm_medium=Social&utm_source=Twitter#Echobox=1548262375