sábado, novembro 24, 2018

Juntar peças

Primeiro comecei por ler o título no Jornal de Negócios: "Dono da Colunex: “Portugal é atractivo porque paga salários de terceiro mundo”". Depois, ouvi Camilo Lourenço no FB também fazer referência ao texto.

De onde vem o dinheiro para os salários? Do valor acrescentado, da riqueza criada pelas empresas. Como é a riqueza criada pelas empresas em Portugal? Recordar "Riqueza produzida pelas PME portuguesas fica pela metade da média europeia".

Entretanto, no dia anterior tinha lido este texto de Ricardo Arroja, "A qualidade da gestão. O que falta fazer" de onde sublinhei:
"A questão da medição da produtividade é, de resto, a área mais relevante. Aquilo que não é medido não pode ser avaliado. A questão é saber medir o que realmente interessa medir (algo que nem sempre acontece). Em geral, os empresários têm uma boa noção das suas receitas e dos seus custos. Todavia, frequentemente, estes mesmos empresários não sabem se estão a ganhar ou a perder dinheiro. Pode parecer paradoxal que um empresário conheça os seus proveitos e os seus custos, e que não saiba se está a perder ou a ganhar dinheiro. Porém, não é invulgar. Uma empresa cria valor se a rentabilidade operacional dos capitais investidos for superior ao custo médio ponderado do capital."
À tarde, numa empresa, perguntei ao contabilista se era possível fazer uma análise cliente a cliente para saber com quem uma empresa perdia dinheiro:
- Nem pense nisso! 
Tudo isto se encaixa com uma série de postais: "Tecto de vidro? Uma hipótese de explicação (parte XVIII)" e também joga bem com o postal de quinta-feira, "Especulação perigosa".

Um tecto de vidro é uma barreira invisível. Ela está lá, mas ninguém a vê.

Uma citação que uso muitas vezes é:
"nature evolves away from constraints, not toward goals"
Querem salários altos?
Precisam de empresas com produtividades mais elevadas!
Como vamos a caminho de Mongo não se conseguem maiores produtividades a produzir em massa.
Como vamos a caminho de Mongo , maiores produtividades só se conseguem com uma subida na escala de valor.
Subir na escala de valor implica muitas vezes mudar de vida: encolher; mudar de mercados; mudar de clientes-alvo; mudar de proposta de valor; mudar de cultura; ...
Acham que é fácil?
Quase que parece o Brexit...

O Brexit é como o canto das sereias:

Conta-se uma estória, o povo engole e vota a favor da estória.
Ao pôr-se em marcha a estória alguns começam a perceber que as sereias afinal são rochedos ou monstros e querem voltar para trás, mas a corrente vai esmagar o navio.

Agora voltem à "Especulação perigosa". Qual será o impacte de uma subida drástica do salário mínimo?

Até tenho medo de onde estas reflexões podem levar alguém.

Sem comentários: