sábado, outubro 13, 2018

"Um outro olhar sobre os números das exportações" (parte II)

Estão a ver a superfície de um rio?

Uma suave ondulação eleva uma molécula de água para cima e para baixo incessantemente. De repente, passa um barco no rio e a ondulação aumenta para depois voltar a uma variação incessante, mas menos brusca.

A economia também é assim, com essas constantes subidas e descidas. Em 2013, porque o so-called "jornalismo" estava contra o governo anterior, ou pior, porque era ignorante e não estudava os números, o desempenho das exportações era menosprezado. Por isso, escrevi na altura "Um outro olhar sobre os números das exportações". Os jornalistas desprezavam o desempenho das exportações porque o atribuíam ao combustível e ao ouro.

Agora porque os so-called "jornalistas" têm um governo da sua cor, ou por ignorância, ou por preguiça, olham para as exportações e tecem loas.

Eu vejo o reverso da medalha daquele postal de 2013. Olhem para os números que sigo aqui há anos:
Comparem com os números do passado:
Comparem Parciais I que representavam mais de 50% do total que eu seguia com os Parciais I do mês de Agosto de 2018 (5%).

As exportações de combustíveis e automóveis estão a esconder uma mudança importante, para quem só olha para o número total, para o agregado e, desconhece o granular.

Outros sintomas "Quase 600 empresas fecharam portas em setembro", "Constituição de empresas em Portugal recua 4% para 2.676 em agosto - Informa D&B"

Sem comentários: