segunda-feira, outubro 30, 2017

Cativações e cascata de problemas

Há dias dei comigo a relacionar as cativações governamentais com o comportamento de um responsável fabril.

Qual o papel de um responsável fabril? Atingir objectivos e resolver problemas. Quando um responsável fabril aparece junto da gerência com problemas esta responde-lhe:

- Pago-lhe para resolver problemas não para que me venha trazer problemas para eu resolver.

Assim, mês após mês, os recursos vão diminuindo e o responsável fabril vai fazendo o seu melhor para conciliar o aumento da produção com a diminuição de pessoal e de manutenção.

Então, um dia, o dique não aguenta mais e uma cascata de problemas surge para cobrar dividendos.

Nessa altura, a gerência vai olhar para os números e vai despedir o responsável fabril com justa causa argumentando que a fábrica está ingovernável e que ele é o responsável. E quando o responsável fabril argumentar que a gerência também é responsável esta vai perguntar por evidências, por relatórios, por avisos. Como o responsável fabril interiorizou aquela resposta inicial "Pago-lhe para resolver problemas não para que me venha trazer problemas para eu resolver." nunca pôs a boca no trombone.



Claro que no caso da política o importante vai ser conseguir realizar as próximas eleições antes da cascata de problemas se manifestar.


Sem comentários: