sábado, junho 03, 2017

Fruta e o século XXI

Este é o blogue que promove a concorrência imperfeita e os monopólios informais. Agora reparem neste relato que contraria a narrativa da economia do século XX:
"For years, economists have believed that competition tends to equalize profits across firms, as inefficient firms either learn from better ones or go out of business, and as new firms enter markets and so compete away high profits. Several things, however, suggest that we need to change our mental model, because this basic common sense intuition might be wrong.
...
An upper tail of companies and countries has maintained high and rising levels of productivity. These productivity leaders are pulling ever-further away from the lower tail. Or, put differently, rates of technological diffusion from leaders to laggards have slowed, and perhaps even stalled, recently.
...
All this is the exact opposite of what we’d expect to see if competition equalized profits."
Agora imaginem uma narrativa baseada na concorrência imperfeita e nos monopólios informais. Nesse modelo o preço não é a base da vantagem competitiva. Um cliente não compra porque o preço é o mais baixo.

Agora que vim morar para Vila Nova de Gaia surpreendo-me com a quantidade de lojas de fruta que encontro e que existem há anos e anos apesar da distribuição grande toda que existe num raio de mil metros. Será que a fruta nestas lojinhas é mais barata que no Continente? Nope!

Será que a produtividade é mais alta nestes lojinhas? Nope!

A vantagem competitiva destas lojinhas não é o preço... é o sabor!!!

Quando se constrói uma marca forte e uma proposta de valor que não assenta no preço... a narrativa do século XX cai por terra, é preciso outra lógica económica para explicar o século XXI.

Trechos retirados de "The end of competition?"

1 comentário:

CCz disse...

https://2012books.lardbucket.org/books/economics-principles-v1.0/s14-01-monopolistic-competition-compe.html