quinta-feira, maio 25, 2017

7. Função objectivo

Voltemos ao ponto de partida.

Queremos que a nossa empresa atinja, cumpra o certo número de objectivos estratégicos, um certo número de objectivos macro. Macro porque têm a ver com o desempenho da empresa no seu todo:
Sabemos que a empresa pode ser modelizada como um sistema de processos interrelacionados e interactuantes:
Então, podemos imaginar que qualquer um dos objectivos estratégicos resulta da operação dos processos. Ou seja, podemos conceber uma função objectivo:

(em que Pi significa o processo i)

Assim, se uma empresa tiver 4 objectivos estratégicos (designados aqui por A, B, C, D) e sentir-se representada por um modelo com 6 processos (designados aqui por P1, P2, P3, P4, P5, P6) podemos criar a seguinte matriz:
(não confundir objectivo estratégico com objectivo processual)

Será que todos os processos contribuem para o cumprimento de um objectivo estratégico?

Numa abordagem científica alguém pode defender que sim, que todos os processos, que a empresa no seu todo, contribui para o desempenho à luz do objectivo A. No entanto, numa abordagem à “engenheiro” isso não é verdade. Alguns processos contribuem muito mais que outros para o cumprimento de um objectivo e, em termos práticos, podemos mesmo defender que alguns processos não têm relação com um determinado objectivo.

Assim, podemos relacionar os processos com cada um dos objectivos estratégicos da seguinte forma:

Em que XX significa que o processo 4 contribui mais do que o processo 1 para o cumprimento do objectivo A.

E relacionar os processos com cada uma das iniciativas (projectos)?

Vamos imaginar um caso em que a empresa com os 4 objectivos estratégicos e com um modelo baseado em 6 processos, determinou o desenvolvimento de 3 iniciativas estratégicas (3 projectos).

O processo 1 vai ser modificado pelas iniciativas I1 e I3, por exemplo.

Que dizer dos processos 3 e 6 da figura versus os outros? Estes dois processos não estão relacionados com nenhum objectivo estratégico. E?

Que dizer do Objectivo D e dos processos que para ele contribuem? Não há nenhum processo a contribuir para o objectivo D. E?

Sem comentários: