segunda-feira, abril 10, 2017

Calçado e estratégia

Empresário de calçado enviou-me tese escrita em 2007 "Opções estratégicas em sectores tradicionais: o caso do sector do calçado" (pelo código do ficheiro terá sido apresentada na Universidade Fernando Pessoa) de autor que não consigo identificar.

Agora em 2017, ou 2013, é fácil escrever o que se encontra nesta tese. Difícil e meritório é tê-lo escrito em 2007, ter-se revelado correcto e ainda continuar a ser correcto.

Recordo que em 2005 e 2008 o mainstream veiculado pelos jornais económicos era este:

Mas mais do que aquilo que se escreve sobre o calçado e sobre as diferentes alternativas estratégias possíveis, sublinho este trecho:
"Não há escolhas certas ou erradas, nem soluções padrão para a totalidade da indústria do calçado portuguesa. Deve, isso sim, haver uma adequação entre o perfil da organização e a sua escolha estratégica.
É um erro definir estratégias em abstracto: é fundamental analisar de forma rigorosa a organização e os recursos disponíveis, escolher uma estratégica em conformidade e de forma racional, definir objectivos claros, monitorizar, controlar e perspectivar a evolução da organização a médio prazo.
O sucesso só poderá ser conseguido através de melhorias contínuas na execução das actividades em que a organização é ou poderá ser especialista, ou seja, na criação de valor pela excelência em actividades-chave.
Em contraponto com a ambição de tudo fazer ou de tentar alargar as suas actividades para outras áreas onde manifestamente não possui competências, pela ilusão de potenciais margens comerciais mais alargadas, as organizações poderão optar por especializar-se nas actividades industriais, na prestação de serviços ou na criação de marcas, com a opção complementar de iniciar actividades de retalho."

Sem comentários: