quarta-feira, março 08, 2017

Curiosidade do dia

"As eleições são, em democracia, o depurador mais comum: afastam os que falham sem ser preciso recorrer à violência. Esse purificador perde a sua função se quem ganha as eleições não é integrado na fórmula de Governo que, pelo contrário, é configurada pela conjunção dos partidos que perderam essas eleições, com programas que são incongruentes, que têm objectivos diferentes e que são incompatíveis, pelo que não geram uma orientação estratégica estável e coerente.
...
Quem polui sabe como e quando o fez. Se quer ocultar a origem e o tempo das descargas poluentes, compreende-se que rejeite o tratamento dos resíduos tóxicos porque isso iria identificar os responsáveis. A conclusão é simples: o poder das ilusões vai proclamar que o aterro tóxico é um jardim florido. O poder é ocupado, mas não é exercido - oculta o lixo e esconde a origem da poluição."
Trechos retirados de "Tratamento de resíduos tóxicos"

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

Grande confusão. As eleições não são para afastar os que falham mas para escolher os representantes dos cidadãos.

Houve um governo depois das eleições que falhou na primeira tarefa que teve pela frente: conquistar apoio no parlamento. Afastado o governo falhado veio outro governo que conseguiu esse apoio e o mantém.