quinta-feira, janeiro 26, 2017

Curiosidade do dia

Texto dedicado aos Cortes deste país.
"As ilusões criadas em Portugal no ano de 2016 estão a desaparecer, porque a realidade se impõe e porque o mundo se tornou ainda mais perigoso. Podemos escolher aquilo em que acreditar durante algum tempo, mas nunca todo o tempo. Há um momento em que a realidade se impõe. Num país como Portugal, essa realidade, em que muitos não quiseram nem querem acreditar, começa já a impor-se sob a forma de uma taxa de juro mais alta.
...
Todas estas taxas de juro em alta são alertas, cada vez mais vermelhos, a avisarem-nos que há cada vez menos investidores disponíveis para financiar o Estado português.
...
Os erros de análise que foram cometidos, quando se disse que o défice não iria ser cumprido em 2016, são de calendário e não de conteúdo. Ou seja, a política económica que está a ser seguida é insustentável, coloca Portugal no caminho do precipício, o que não se sabe é quando estaremos à beira de cair."
Trechos retirados de "Os alertas vermelhos da subida dos juros"







2 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

A grande ilusão/mentira é dizer que com um governo do partido que Helena Garrido queria as coisas seriam muito diferentes.

Quem anda a par destes assuntos sabe que o que é sistematicamente apontado para a subida dos juros é o problema dos bancos (que Espanha e Irlanda resolveram mas que em Portugal foi para debaixo do tapete até há pouco, pelos mesmos que Helena Garrido queria agora no poder), a instabilidade gerada pelos EUA, a inflação na Alemanha e a falta de compromisso do BCE em prologar os empréstimos.

Estávamos, estamos, estaremos e estaríamos "ligados à máquina" do BCE, pelo menos enquanto não estiver esclarecida a extensão do problema bancário.

Quanto à sustentabilidade a prazo, é preciso que o défice seja inferior ao crescimento do PIB e isso pode acontecer já em 2017.

Quanto à atitude da Comissão Europeia, ela é a que é referida explicitamente pela DBRS para manter o rating. E o BCE provavelmente não andará longe. Quer a Helena Garrido o compreenda quer não, o apoio da Comissão vale muito.

Há muito para discutir e eventualmente apontar ao governo, mas o texto da Helena Garrido só quer mesmo é que seja o partido dela a governar.

CCz disse...

ehehehe

Achar que a Helena Garrido é da PàF é tão LOL