domingo, janeiro 01, 2017

Curiosidade do dia

Isto cheira-me logo a trabalho encomendado. São capazes de imaginar o que teria sido a evolução da inflação em Portugal se tivéssemos mantido o escudo? São capazes de imaginar Sócrates com a impressora por sua conta?

Sou capaz de imaginar governos de esquerda e de direita pressurosamente a baixar a cotação do escudo para que as empresas portuguesas pudessem competir com a China ao longo da década passada, por exemplo. O euro foi uma ajuda dos céus para impedir a venezuelização acelerada do país.
"O euro foi um fator de destruição para a economia portuguesa, que deixou de ter instrumentos próprios para resolver as suas crises", considera Francisco Louçã, professor universitário. Para o ex-líder do Bloco de Esquerda, o euro foi benéfico para economias fortes, como a alemã, mas se mantiver o modelo atual, "é insustentável e não sobreviverá a outro crash financeiro".
Claro que este senhor preferia enganar os portugueses com a treta da ilusão monetária. O euro torna mais claros os erros que os governantes cometem.

BTW, acreditar que sem o euro a gasolina e o tabaco aumentariam menos é um filme que vai no Batalha.

Trecho retirado de "Custo de vida dos portugueses subiu mais do que os salários"

Sem comentários: