sexta-feira, dezembro 09, 2016

Curiosidade do dia

"A política não é só a arte do possível, também é a arte de usar a evidência do impossível para reconduzir as sociedades e os sistemas políticos ao reconhecimento do possível. Quando os sistemas políticos ficam confrontados com um abismo que se abriu subitamente à sua frente - porque é disso que se trata quando o poder hegemónico que estruturava a ordem mundial existente renuncia à sua responsabilidade -, terão de se servir do impossível para tentar voltar ao possível."
Trecho retirado de "2016 - Fim de uma estrutura de ordem"

3 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

Há trinta anos o Ocidente, liderado por Thatcher no Reino Unido e por Reagan nos EUA iniciou um movimento em direcção ao neoliberalismo. Os outros países têm sido arrastados e até a esquerda europeia se descaracterizou. Nos países que lideraram o neoliberalismo colhem-se agora os frutos de um sistema que supostamente dá liberdade mas objectivamente só favorece uma minoria. E enquanto houver democracia qualquer demagogo colhe os frutos do descontentamento. Quando não houver democracia teremos o ocidente rendido aos métodos do resto do mundo e, como historicamente é conhecido, não se evitam as guerras.

CCz disse...

Até dá vergonha alheia...

Carlos Albuquerque disse...

Sobre a desigualdade: http://gabriel-zucman.eu/files/PSZ2016.pdf

Sobre os efeitos eleitorais: https://www.theguardian.com/commentisfree/2016/nov/06/republicans-and-democrats-fail-blue-collar-america