domingo, novembro 20, 2016

Egocentrismo sectorial

Lembram-se disto "Portugal vence a 'guerra da cerâmica' contra a China"?
.
O que dizer disto?
"Com o setor da construção "bastante parado" em Portugal, "o recurso tem sido o mercado externo", havendo empresas "que vendem praticamente tudo" para fora, constatou, sublinhando que a cerâmica portuguesa acaba por estar presente "em todos os continentes", com a Europa a ser o principal mercado.
.
Todavia, o cariz marcadamente exportador deste setor leva também a algumas "dificuldades e condicionalismos", sobretudo numa altura em que surgem cada vez mais vozes a defender economias mais protecionistas, disse à agência Lusa José Luís Sequeira, considerando que essa "onda" está a criar alguma instabilidade e dúvidas
.
"Hoje, podemos fazer uma aposta muito forte num determinado mercado e corremos o risco de, dois anos depois, perder essa aposta, por razões de conjuntura política", constatou o presidente da associação que representa um setor que tem nos Estados Unidos 9% das suas exportações.
.
Todas as restrições "que países possam fazer à entrada de produtos da Europa penalizam as nossas empresas e exportações", frisou, defendendo que a diplomacia económica por parte do Governo "é importantíssima"."
Conheço pessoas assim. Posso dizer que desconfio que o fazem sem maldade, pessoas que são incapazes de ver que querem para si o que negam aos outros.
.
Recordo "Presos a estratégias obsoletas que geram margens cada vez mais comprimidas e salários cada vez mais espremidos"

Será que muitas cerâmicas estão como os últimos produtores de TV a preto e branco?

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

boas!

deve recordar-se dos meus primeiros post's no seu blog, e creio que as primeiras fileiras de que falei foram as conservas e a cerâmica.
as conservas para indicar a relação investimento - exportações (felizmente, já verificada pelo tempo) e como a cerâmica parecia ser uma indústria "esquecida". se pensarmos na quantidade de vezes que se fala na indústria do calçado, porque se fala tão pouco da cerâmica? a cerâmica é exportadora, tem um posicionamento extraordinário a nível mundial (por exemplo, o nosso preço médio é muito acima do espanho, uma potência mundial), temos multinacionais cá a trabalhar, e têm sido feitos investimentos no sector que auguram boas perspectivas para o futuro.