sexta-feira, novembro 11, 2016

E Trump foi eleito


E Trump foi eleito.
.
Alguns escrevem que o foi porque os Estados Unidos aderiram ao euro e deu cabo da sua competitividade o que levou a deslocalizações em massa e consequente desemprego industrial para americanos com baixa escolaridade.
.
Mas esperem aí, os Estados Unidos não aderiram ao euro, mantêm a sua moeda própria. Quer dizer que o problema nunca foi o euro?
Enquanto os economistas-políticos da nossa praça, como Ferreira do Amaral, dizem que o mal reside no euro que nos roubou competitividade. [BTW, não passa de conversa de Saruman, confiram os números da nossa competitividade].
.
O que é que sempre defendemos aqui?
.
Não era o euro, era a China!!!
.
Por exemplo:
Interessante que só agora comecem a aparecer os estudos que vêm documentar o tal impacte chinês, como por exemplo aqui: "Guess What's Destroying the Middle Class?" [Só estranho é que o título retrate o fenómeno como sendo uma realidade ainda a ocorrer quando na verdade a onda da globalização já está a recuar, basta pesquisar o marcador "reshoring"]
.
Nunca me esqueço de apresentar esta tabela:

Pena que os economistas sejam tão políticos e fechados nas suas torres de Sarumans e não visitem as empresas que fazem a economia real, não falo das empresas sediadas em Lisboa e no PSI 20, falo das PME.

Sem comentários: