domingo, julho 10, 2016

Curiosidade do dia

Amanhã, em princípio, sairão os dados do INE sobre o comércio internacional. Procurarei fazer a sua análise para demonstrar que a campanha do governo de que as exportações estão mal é uma farsa.
.
O governo actual, desde a sua tomada de posse, tem vivido em permanente campanha eleitoral. Nunca acreditei que a base de apoio deste governo, e que lhe garante a maioria no parlamento, esteja disposta a apoiar um orçamento de estado que assuma o compromisso de atingir um défice de 1,4% em 2017. Assim, o governo está a preparar tudo para eleições antecipadas no final deste ano.
.
Peça importante neste cenário, é culpabilizar os outros, as dificuldades dos outros países, como contaminadores do que nos vai acontecer e, como justificação para os eventuais cortes que terão de ser feitos.

1 comentário:

Carlos Albuquerque disse...

Mas para que é que o governo quereria mostrar que as exportações estão mal?

Isso facilmente confirmaria a narrativa do PSD CDS de que um governo de esquerda prejudica a competitividade e quaisquer eleições nesse quadro seriam sempre uma derrota para a esquerda.

Quanto a contas, a experiência com este PS em Lisboa tem sido assim relatada:

"À ideia veiculada pela maioria de que estas foram “as melhores contas do município em mais de uma década”, o PSD responde criticando que se tenha imposto aos moradores “um esforço muitíssimo elevado, excessivo, desnecessário”, “sem que tenha havido benefícios para a cidade”."

"(...) afirma o vereador do PSD. O autarca acrescenta que o seu partido propôs à câmara que, “assim que seja oportuno”, promova três alterações: aumente a percentagem do IRS que é devolvida aos munícipes, suspenda a cobrança da Taxa Municipal de Protecção Civil e analise a tarifa de Saneamento e Resíduos Sólidos Urbanos para “verificar se a câmara está a ser suficientemente eficiente” na prestação dos serviços correspondentes."

https://www.publico.pt/local/noticia/oposicao-da-nota-negativa-as-contas-da-camara-de-lisboa-de-2015-1729679