sexta-feira, maio 08, 2015

Um novo modelo de negócio, para subir preços

Eis um excelente exemplo que pode ser replicado facilmente, "Plataforma Online para Eliminar Intermediários na Exportação de Produtos Agrícolas". Qual a motivação?
"Plataforma online espanhola tem feito sucesso naquele país, conseguindo aumentos de preço entre 20 a 50% para os produtores.
O Comércio internacional procura a compra direta, sem intermediários, de produtos agrícolas aos produtores, para ganhar em frescura, qualidade e preço. Este é o princípio da plataforma espanhola naranjasyfrutas.com, que pretende com isso eliminar os intermediários no processo de venda, dando aos agricultores a oportunidade de poder vender com maior rentabilidade e aos importadores de comprar a um custo mais baixo um produto mais fresco."
Escrevi que pode ser replicado facilmente... no entanto, talvez precise de uma abordagem diferente. Os produtores portugueses têm áreas produtivas mais pequenas, a produção não é tão comoditizada, não temos "Mar del Plastico", por isso, talvez a ideia deva ser trabalhada para a realidade portuguesa.
.
Um exemplo prático do que significa investir numa alteração do modelo de negócio. Neste caso, uma nova prateleira, um novo canal de apresentação dos produtos..
.
BTW, em Portugal, no dia em que alguém testar esta abordagem, corre o risco de ter um instalado intermediário a interpor uma providência cautelar a um tribunal, e um juiz a aceitá-la.

5 comentários:

Unknown disse...

FYI: http://www.pt4export.com/

CCz disse...

Obrigado Armando. Parece um pouco incipiente ainda, talvez por quererem servir tantos sectores. No exemplo espanhol eles ajudam na primeira encomenda, parece mais dedicado

Unknown disse...

De facto é incipiente como diz, está a dar os primeiros passos e o seu lançamento oficial ocorrerá no mês de Julho.
Concordo com o que diz quanto à multiplicidade de setores representados e a capacidade de os gerir e potenciar com eficácia, mas há que dar valor às iniciativas diferenciadoras...
Sem dúvida a especialização e focus costumam trazer os melhores resultados, mas á que dar o beneficio da dúvida e desejar o melhor.

CCz disse...

Outro exemplo

http://www.portugalglobal.pt/PT/PortugalNews/Paginas/NewDetail.aspx?newId={CE5F1C33-8B62-4476-93E7-0EA2806DB968}

conhece?

Unknown disse...

Sim conheço e vinha agora mesmo partilhar o link oficial, http://www.prodbay.com/.
Sei que foi anunciado de forma oficial na Ovibeja deste ano, mas tentando aceder ao website e depois de me registar não consigo usar a plataforma, encontrar a aplicação para o telemovel, etc... ainda está pobre... espero que melhore rapidamente senão corre o risco de morrer à nascença.

Cumprimentos