domingo, setembro 14, 2014

Gente de parabéns

"As exportações do setor das conservas de pescado em Portugal atingiram, em 2013, as 53 mil toneladas, ao nível do máximo histórico de 1923, segundo um estudo feito pelo antigo Subdiretor-Geral das Pescas António Duarte de Almeida.
...
O estudo revela que "o setor conserveiro exporta tradicionalmente cerca de 70% da sua produção, representando mais de um quarto das exportações nacionais de produtos da pesca".
...
a produção aumentou e a exportação de conservas de sardinha registou um aumento de 39% em volume e de 62% em valor nos últimos quatro anos, tendo havido ainda uma maior diversificação para a utilização de cavala, a par da sarda e do atum.
...
as poucas fábricas de conservas em funcionamento, após terem sobrevivido aos apertos e dificuldades dos anos e períodos mais difíceis por que passou este sector produtivo, estão agora a produzir bastante mais do que o dobro das que existiam há quatro anos e tanto como as quatro centenas existentes em 1923", considera o antigo responsável pelas Pescas."

Trechos retirados de "Exportações de conservas de peixe igualam em 2013 máximo de 1923"

3 comentários:

Bruno Fonseca disse...

boas meu caro!

um dos meus primeiros comentários aqui no seu blog foi a respeito da indústria conserveira.
falava da relação investimento - exportações, em que eu advogo que um sector está "bem e recomenda-se" quando existem investimentos nesse sector.

na altura falava-se muito do calçado, e na altura colocou uma noticia em que referia que existiam inumeros investimentos no calçado, que inclusive estavam a "deslocalizar" de Felgueiras e procuravam outras localidades com menos concorrência pela mão de obra.

e eu referi que não era preciso ser grande expert para saber que as exportações de conservas iriam aumentar substancialmente. bastava ver a quantidade de investimentos que estavam a ser feitos na altura (a Cofaco criou uma nova fábrica, a Ramirez está a fazer uma nova fábrica em Lavra, a Freitas Mar reconverteu uma fábrica em Olhão, a fábrica de Peniche tinha contratado mais 100 pessoas e até a Poveira quase duplicou a capacidade produtiva).

sempre a relação investimento - exportações.

folgo em saber que não me enganei a este respeito!

ben haja!

CCz disse...

Sim Bruno tinha toda a razão, este trecho da notícia quantifica isso:

"as poucas fábricas de conservas em funcionamento, após terem sobrevivido aos apertos e dificuldades dos anos e períodos mais difíceis por que passou este sector produtivo, estão agora a produzir bastante mais do que o dobro das que existiam há quatro anos"

Bruno Fonseca disse...

sim, acho que sim!

estou curioso para ver os resultados da nova fábrica da Ramirez. parece que tecnologicamente vai ser muito à frente, portanto, acho que sim.

outro sector que tem estado bem, e já falámos há algum tempo, é o agrícola. vêem-se inumeras novas plantações em todo o lado, em segmento como vinha, pomares de maçãs, também os mirtilos e frutos vermelhos ainda há investimentos em curso, além das oliveiras no Alentejo. portanto, acho que a tendência de aumento de produção vai continuar nos próximos anos.

outro sector que me tem parecido mais dinâmico ultimamente é o da confecção têxtil. começam a surgir noticias de fábricas que se estão a instalar, aproveitando antigas fábricas que já fecharam há alguns anos.
falou-se da confecção que vem para a Trofa deslocalizada da Tunisia, falou-se de um grande investimento tailandês para PAredes, etc. é curioso.