sábado, maio 24, 2014

Interacção - uma oportunidade para as empresas portuguesas

Nos últimos anos a evolução da cotação do euro face ao dólar americano foi:
Um fortalecimento contínuo do euro desde 2012.
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O que dirão os teóricos sobre o impacte dessa evolução na capacidade de Portugal exportar para os EUA?
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UM HORROR!!!
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O que dizem os números?
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Segundo o Boletim Mensal da Economia (nº 04/2014) as exportações portuguesas para os EUA, nos últimos 12 meses terminados em Fevereiro de 2014 cresceram 11,2%.
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Mais interessante ainda:
"As exportações de mobiliário português para os Estados Unidos subiram 47% em 2013, tendo a quota de mercado do país nas vendas ao exterior globais duplicado no mesmo período."
Como é que os teóricos explicam isto?
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Uns vão começar a dizer que as empresas estão a perder dinheiro e a esmagar margens, outros vão dizer que é por causa da IKEA, outros vão dizer que é um engano nas contas, outros vão assobiar para o lado...
"Uma das empresas presentes, a KOKET, existe há quatro anos e tem sido muito bem aceite no mercado norte-americano.
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"Portugal tem tido uma presença muito forte e respeitada no que diz respeito à qualidade e ao 'design' de produto. A sua qualidade é reconhecida", explicou à Lusa a diretora criativa da marca, Janet Morais.
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Janet Morais diz que a empresa "faz questão que a produção seja feita em Portugal por artesãos e joalheiros exímios e com grande experiência, garantindo assim alta qualidade."
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A diretora de marketing da Brabbu, Rita Rodrigues, explicou que a empresa decidiu investir nos Estados Unidos porque "é um mercado com uma forte cultura a nível de 'design', com líderes de opinião conhecidos mundialmente e onde as tendências são ditadas."
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Rita Rodrigues explicou que "nos Estados Unidos mesmo o mobiliário de luxo é produzido em grande escala e, como tal, as oportunidades de fazer peças à medida e com materiais e acabamentos personalizados são menores."
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Esta realidade acaba por ser uma oportunidade para as empresas portuguesas.
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"O mobiliário português é visto como aquele que permite dar um toque personalizado e especial a cada peça; ou seja, o cliente tem a possibilidade de escolher o aspeto final", adiantou a responsável da Brabbu."
Novidade para este blogue? Claro que não!!!
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O poder da co-criação; da co-produção; da customização, da interacção. ´
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Trechos retirados de "Exportações de mobiliário português para os EUA sobem 47% em 2013"

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