terça-feira, abril 15, 2014

Um exemplo

"é uma empresa cuja grande vantagem competitiva é exactamente "dar conforto e segurança aos clientes". [Moi ici: Recordar Dawar, reduzir custos e riscos para o cliente]
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é uma empresa industrial, com vários clientes, e cuja diferenciação face aos concorrentes é exactamente a flexibilidade.
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ao contrário da maior parte dos concorrentes que produzem muito mais (o principal factura quase 2,5x mais), eles produzem séries mais pequenas, vão entregando ao ritmo que o cliente quer, o que permite margens melhores (o tal concorrente, apesar de facturar 2,5x mais, tem um cash-flow mais pequeno).
ainda têm alguns aspectos a melhorar, mas não duvido que os clientes sintam conforto com eles, exactamente por esse tema.
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os preços de venda variam em função da rapidez exigida (uma encomenda para 1 semana será mais cara que uma encomenda para 1 mês).
segundo o próprio, não são os mais caros, mas gabam-se de não serem os mais baratos."

Comentário do Bruno Fonseca em "Acompanhar o dinamismo do sector"

1 comentário:

Bruno Fonseca disse...

boas meu caro!

agradeço a citação!

um tema que tem-me ocupado a cabeça nos últimos tempos tem sido a maneira de "subir" na cadeia de valor, bem como a questão da "porta da entrada" nos clientes.

referi uma empresa onde estive na semana passada, na zona de Lisboa, industrial, e que está a reestruturar a empresa para aumentar a produção.
a empresa já tem alguns anos, e durante bastante tempo a "porta de entrada" foi exactamente o facto de ser mais barata que a concorrência europeia. quando entra a China na OMC, sofrem uma pancada tremenda (tipo 50% de queda). reduzem a estrutura, lutam para sobreviver, e começam a investir (porque tiveram essa capacidade) em desenvolvimento do produto e em feiras internacionais.
tiveram sempre como ponto de honra a qualidade do produto.
fruto deste esforço, lançam vários produtos novos, têm uma grande flexibilidade para cada um dos mercados (o produto para o mesmo fim é diferente se for para o Chile ou para a Colômbia, pr exemplo), têm uma equipa de I&D muito boa, lançam produtos novos que são copiados por multinacionais (um verdadeiro marco) e sentem agora que estão a recolher o que semearam ao longos dos últimos 3 anos.
estão a subir os preços para os clientes europeus, estes estão a aumentar o volume de encomendas, e têm estes mercados alternativos que andaram a ser trabalhados (especialmente América Latina) que estão também a crescer.

um excelente exemplo.