segunda-feira, fevereiro 17, 2014

A escolha dos pivôs (parte I)

Amanhã vou iniciar um workshop numa empresa onde, depois de explicado o conceito de balanced scorecard, vamos começar a desenhar o ecossistema da procura. A sequência de slides com que pretendo iniciar a parte prática é esta:
1º Quem intervém no ecossistema da procura da empresa? (os "actores" na linguagem da sdl) Que papel podem desempenhar? Os intervenientes não podem ser "controlados" pela empresa, como o são os fornecedores, apenas podem ser influenciáveis pela empresa.
.
2º O que circula entre os intervenientes? Produtos? Serviços? Informação?
.
3º Quem são os pivôs? Quem são os actores-chave, aqueles com poder para pôr o ecossistema a girar de forma sustentada num jogo, num baile, em que mais valor é criado para todos?
.
Recordar:
Robert Simons, na revista HBR do próximo mês de Março, escreve um artigo intitulado "Choosing the right Customer - The First Step in a Winning Strategy".
.
O que ele tem em mente é, precisamente, a escolha do(s) pivô(s).
.
Continua.


2 comentários:

Unknown disse...

boas!

vi agora mesmo uma noticia que é mesmo, se me permite a expressão, "a sua cara".

http://economico.sapo.pt/noticias/vicaima-investe-cinco-milhoes-em-produto-inovador_187254.html

indústria que passa de massa para individual

Unknown disse...

peço desculpa, é o Bruno, estou a usar a conta da minha mulher =)