quinta-feira, dezembro 12, 2013

Big data e PMEs

A leitura de "Is There Hope for Small Firms, the Have-Nots in the World of Big Data?" fez-me recordar uma conversa desta semana numa micro-empresa.
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A empresa teve a sua primeira fase da auditoria de concessão, para a certificação do seu sistema de gestão da qualidade. Nessa auditoria, o auditor apresentou como oportunidade de melhoria a contabilização, como indicador isolado, da facturação devida aos novos clientes. Comentei com a empresa que achava a sugestão interessante, resposta do responsável da Qualidade:
- Qual a vantagem em termos práticos? Os gerentes conhecem todos os clientes, falam com todos eles, sabem perfeitamente quem rende e quem não rende.
E, a partir desta resposta regresso ao artigo referido inicialmente. Quando leio casos sobre a implementação do Balanced Scorecard nos Estados Unidos é comum verificar que são projectos em que a implementação dura mais de um ano porque há que alinhar várias unidades de negócio dispersas por um ou mais continentes. Os decisores nas empresas grandes estão tão longe do contacto directo com os clientes que precisam do Big Data para tentar obter pistas sobre o que se está a passar. Até que ponto é que o Big Data será assim tão relevante para as PMEs que lidam directamente com os seus clientes? Quantas pessoas medeiam entre um cliente e um gerente?

2 comentários:

Anónimo disse...

O não acesso à Big Data pode ser uma arma para as PME's.
Uma das características mais surpreendentes da Big Data é a de que o ruído aumenta de uma forma mais do que proporcional ao aumento das variáveis introduzidas (recorro a um dos mestres: http://www.wired.com/opinion/2013/02/big-data-means-big-errors-people/).
Eu diria que focar, com F grande, na Small to Medium Data (Social Network Analysis é um bom exemplo) parece ser o melhor caminho para as PME's.

Luis Tinoco Azevedo

CCz disse...

Boa achega!!!
Muito obrigado