sábado, agosto 17, 2013

E falta um mês para Agosto de 2013!!!

A 25 de Abril de 2013 assentei a previsão com "Agosto de 2013". Reparem, uma previsão feita em Abril e tão fora da caixa que só a descrevi claramente a 2 pessoas do meu círculo.
.
Agora, leio estes títulos:
Esta gente parece surpreendida com os números, não acredita neles... só ilustram a superficialidade que grassa na política caseira. No dia em que regressei a Portugal, no início de Agosto, a TSF perguntava a João "subsídio" Machado da CAP como interpretava os números da criação de emprego na agricultura no 2º trimestre. Reparem 2º trimestre, trimestre terminado em Junho. E o homem respondeu com a contratação de pessoas para as colheitas do Verão... Ao menos podia dizer que se poderia tratar de um artifício trazido pelas novas obrigações de declaração de actividade dos agricultores.
.
Acham mesmo que eu sou bruxo?
.
Acham mesmo que me apeteceu, em Abril deste ano brincar às previsões e prever o que ninguém pensava?
.
O que me guiou foi a taxa de variação mensal do desemprego homólogo. Em Setembro de 2012 atingiu o pico e depois foi quase sempre a cair. Então, tracei um recta ajustada aos dados de Setembro a Março e prolonguei-a até ao eixo das abcissas (crescimento homólogo do desemprego nulo) e o resultado foi, a manter-se a tendência, Agosto (dados a publicar em Setembro próximo) representará o mês de entrada em zona de crescimento homólogo negativo do desemprego.
Ontem saíram os dados relativos ao mês de Julho:
Evolução do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego entre Janeiro de 2011 e Julho de 2013:

Evolução homóloga do desemprego e evolução mensal do desemprego entre Janeiro de 2011 e Julho de 2013:
A redução mensal foi mais baixa do que pensava (apenas -0,3%), talvez ponha em causa a minha previsão atrasando em um mês a sua concretização. Já são 6 meses consecutivos a baixar o nº de desempregados de mês para mês
.
A figura que se segue tira um retrato da evolução homóloga do desemprego em Julho de 2013 e mostra onde está a ser criado emprego líquido (barras negativas), um padrão cada vez mais impressionante:

Já são 8 os sectores a criar emprego líquido!!!
.
E a confirmar outra previsão, o Algarve já teve menos desemprego em Julho de 2013 do que em Julho de 2012:


Parte I, parte II, parte III e parte IV.

5 comentários:

CCz disse...

Quando se diz "Já comparado com o mesmo período do ano anterior há um aumento no número de desempregados de 5%, ou seja, mais 32.757 pessoas."
.
Quem lê, fica com a ideia de que o desemprego continua a crescer agora, quando, afinal, ele está a baixar. A comparação homóloga está a comparar não só os meses entre si, mas também um acumulado de outros meses.

CCz disse...

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=118598&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter

Pedro Teodoro disse...

Viva
Parabéns pelo espaço.
Tenho passado por cá, mas ainda não fiz o "de fio a pavio..."
Vou vendo e lendo conforme me desperta a atenção.

Politicas e políticos à parte, será que Pires de Lima, nos vai fazer como fez na compal? Inventar uma embalagem que se parece com uma fruta, um produto que "diz" que é fruta, mas no fundo , no fundo de fruta tem muito pouco ou mesmo nada? ?

Já li aqui uma proposta sua de dotar aos centros de empregos comissões de colocação de desempregados em empresas, em detrimento às empresas de trabalho temporário, empresas detidas muitas vezes, sabe-se lá por quem... quiçá alguém ou alguéns desinteressados do IEFP?

CCz disse...

Caro Pedro, espero que Pires de Lima não estrague com tentativas de ajudar os "amigos". Se não estragar já não seria mau

CCz disse...

outro referencial http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=1&did=120266&utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter