segunda-feira, julho 29, 2013

Curiosidade do dia


12 comentários:

Carlos Albuquerque disse...

E quem é que ensina os desempregados a pescar?

CCz disse...

Ainda não ouviu o clamor?

André Miguel disse...

Muito bom!

Carlos Albuquerque disse...

Qual clamor?

Carlos Albuquerque disse...

Será o clamor dos desempregados? Ou o dos pobres?

Unknown disse...

O clamor dos que lhes é retirado o peixe e que agora o necessitam para comer

Carlos Albuquerque disse...

M. João, os que estão pior não são aqueles que estão a pescar e a quem são retirados peixes mas sim aqueles a quem é retirado o equipamento de pesca que tinham e a quem são negados peixes porque não podem ser retirados aos que têm mais.

Daí que a imagem seja especialmente reveladora: estamos mais preocupados com os que ainda podem pescar e inventamos supostas soluções (ensinar a pescar) pelas quais não nos responsabilizamos e nas quais não queremos gastar recursos. Isto parece-me raiar a imoralidade.

lookingforjohn disse...

Não vou inscrever o meu filho na escola. Alguém que o alimente.

Carlos Albuquerque disse...

Lookingforjohn, qual a relação da escola com a alimentação?

Ou julga que os desempregados estão desempregados porque não foram à escola?

Unknown disse...

CA revelador é o seu raciocínio. E quando aquele que ainda pesca, depois da comuna, ficar com menos ou os mesmos peixes do que aqueles que não pescam? O que é que pensa que vai acontecer? Depois é so continuar o raciocínio, facilmente chegará a uma conclusão.

Carlos Albuquerque disse...

M. João Coimbra, penso que se está a esquecer da realidade. Na prática hoje o que falta é que haja trabalho para quem quer trabalhar, não estamos numa situação de haver trabalho e estar muita gente a viver de subsídios. Quando os subsídios eram mais generosos o desemprego era baixo. As pessoas queriam trabalhar! Hoje faltam empregos. Há fome e miséria. E há quem ainda ande com estes modelos irreais achando que quem está desempregado não quer trabalhar. Depois fala-se em ensinar a pescar mas ninguém foi capaz de explicar como é que isso se faz.

E se quem pesca fica com pouco é porque o produto do trabalho vai para outro lado. Porque a riqueza gerada hoje é muitíssimo maior do que há poucas décadas atrás. Não falta riqueza, falta distribuição. E se vamos pelo mérito, qual o mérito de um herdeiro? Ou estas histórias só servem para auto-justificar o desprezo pelos mais pobres?

Unknown disse...

CA, se quiser eu ensino-o a remar. Cuba é aqui ao lado.