sábado, junho 08, 2013

A ilusão da comunicação (parte I)

No slide 55 desta apresentação escrevo:
"Trabalhar para aumentar preços"
Ontem, numa empresa discutíamos uma sugestão de objectivo que lhes tinha enviado:
"Aumentar o valor médio da factura em x% face a 2012"
A empresa tinha rejeitado esta sugestão porque dizia que não podia aumentar os preços, se não a concorrência aproveitaria.
.
Lembrei-me logo de um postal que ando há dias e dias para escrever, um postal sobre a comunicação ou sobre a ilusão de que ela teve lugar.
.
Lá tive de explicar, quando proponho aumentar o valor médio da factura não estou a pensar em vender mais caro o que já se vende, estou a pensar em vender novos serviços. Por exemplo, criar um serviço de urgência que assegura ao cliente que o serviço normal, que tem um tempo de entrega padrão de 3 dias, é feito em 8 horas.
.
Quando escrevo:
"Trabalhar para aumentar preços"
Não estou a falar em manter o tipo de saídas habitual, estou a pensar em melhorar ou criar novas saídas, novas ofertas. Ofertas que ainda não existem no mercado e que vão ao encontro de um segmento, dos clientes-alvo.
.
BTW, o objectivo acabou por ser aprovado.

Sem comentários: