sábado, maio 25, 2013

"Heaven will direct it" ?


"Ricardo Salgado: “Portugueses preferem o subsídio de desemprego”" e "Alentejo com a décima maior subida do desemprego jovem na Europa"
Imaginem uma zona do interior rural. Os jovens são integrados na escola e são submetidos entre 9 a 12 anos de uniformização e mentalização.
.
Ao fim desse período estão preparados para trabalhar na cidade grande do litoral. Nada na escola os preparou para a vida laboral numa pequena cidade do interior.
.
Acaso alguma vez os programas escolares falaram sobre as tradições da sua região sem ser em linguagem museológica? Acaso alguma vez os programas escolares falaram sobre as actividades económicas da sua região? Acaso alguma vez os programas escolares falaram sobre o que se pode fazer com as diferenças do interior? Acaso alguma vez os programas escolares apostaram em algo mais do que formatar mentes para serem funcionários e obedecerem?
.
Admito que os jovens não queiram trabalhar na agricultura, não por causa de um eventual magro salário, mas porque não joga com o modelo mental em que a escola os formatou.
.
É como uma empresa que rejeita uma encomenda de um potencial ciente sério, honesto, disposto a pagar o preço do mercado, porque o cliente e a encomenda não estão em sintonia com o que a empresa faz ou quer fazer, ou se quer especializar.

1 comentário:

Zé de Fare disse...

Não seja lírico. Ninguém trabalha na agricultura porque os salários são muito baixos. Escreva o resto da frase do Ricardo Salgado. Ele referia-se à alegria dos búlgaros, marroquinos e tailandeses que povoam as hortas industriais. Ao Ricardo Salgado não lhe interessam os salários, interessa-lhe é o rendimento da terra... e a alegria do trabalho. Será preciso colocar aqui os salários oferecidos?