sábado, maio 18, 2013

Acerca do desemprego em Portugal (parte II)

Parte I.
.
Evolução do número de desempregados inscritos nos Centros de Emprego entre Janeiro de 2011 e Abril de 2013:

Evolução homóloga do desemprego e evolução mensal do desemprego entre Janeiro de 2011 e Abril de 2013:

A figura que se segue tira um retrato da evolução homóloga do desemprego em Abril de 2013 e mostra onde está a ser criado emprego líquido (barras negativas):

Olhem para o perfil de criação/destruição de emprego... como é que Caldeira Cabral pode esperar ver uma resposta linear?
"Passando para a atividade económica de origem do desemprego, de entre os 634 501 desempregados que, no final do mês em análise, se encontravam inscritos como candidatos a novo emprego, nos Centros de Emprego do Continente, 62,0% tinham trabalhado em atividades do sector dos “serviços”, com maior relevância para as “atividades imobiliárias, administrativas e dos serviços de apoio” e o “comércio por grosso e a retalho”; 33,8% eram provenientes do sector da “indústria”, em particular da “construção”; e 3,2% vieram do sector “agrícola”."

5 comentários:

Zé de Fare disse...

Você insiste nesta conversa da treta. Ninguém mas absolutamente ninguém vai pegar nas ofertas de emprego que estão disponíveis justamente porque 485 euros não são rendimento que permita ter uma vida digna. No tais sectores que estão a criar emprego não há ninguém a oferecer mais do que 485 euros. Se pudessem até ofereciam menos. Por 485 euros mais vale roubar um banco.

Zé de Fare disse...

as pessoas não se vão dar ao trabalho de ir para uma fábrica durante o dia e depois ir pra porta da igreja pedir o jantar de hoje ou o almoço de amanhã.

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/mercado_de_trabalho/detalhe/numero_de_inscritos_nos_centros_de_emprego_baixa_11550_em_tres_meses.html

Número de inscritos nos centros de emprego baixa 11.550 em três meses

CCz disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/economia/emprego/mercado_de_trabalho/detalhe/no_emprego_nao_se_ve_transformacao_estrutural_na_economia.html

Zé de Fare disse...

Quando o subsídio de emprego deixa de ser pago, os nomes são automaticamente limpos das listas. Os que foram despedidos no dia 7 de junho de 2011 já desapareceram das listas. Têm de se inscrever de novo.