quarta-feira, abril 10, 2013

Um campeão escondido

"Empresa portuguesa exporta autoclismos para mais de 50 países":
"Mora em Aveiro o segundo maior produtor europeu de autoclismos e componentes para autoclismos, que registou um volume de negócios de 43,3 milhões de euros em 2012, ligeiramente abaixo dos 44 milhões facturados no ano anterior.
.
Segundo a informação disponibilizada pela OLI, fundada em 1954, a actividade exportadora ultrapassou os 80% da produção anual de 154 milhões de unidades, que já chegam a mais de 50 países dos cinco continentes.
...
Com perto de 350 trabalhadores, a OLI assume-se como uma das empresas nacionais com mais patentes registadas na Europa. Em 2012 foram apresentados mais sete novos pedidos. No seu portfolio tem o sistema de dupla descarga de autoclismo, que anunciou há quase duas décadas e que hoje é uma inovação “presente em todo o mundo”.
Já há cerca de 2 anos me falaram desta empresa, a Oliveira & Irmão, como um autêntico campeão escondido.

3 comentários:

Bruno Fonseca disse...

a OLI é bastante conhecida, um verdadeiro exemplo.

a questão é que, se até uma OLI tem dificuldades em financiar-se, imaginem as restantes...

Bruno Fonseca disse...

já agora, bastante curiosa a evolução da empresa, que se iniciou com a comercialização de produtos para construção e agricultura. só muito mais tarde enverdou pela componente industrial, através de uma parceria com italianos.

é uma maneira interessante de "subir" na cadeia de valor, e conheço algumas situações deste género, passando de comercialização para produção, aproveitando os canais comerciais já abertos.

CCz disse...

Sabia dessa parceria com os italianos.

O "truque" é bom, vender é mais difícil que produzir.

Na Galiza há histórias com requintes de sadismo em que agentes montaram esquemas e, com o tempo, passaram da venda dos artigos das representadas para os seus próprios artigos.

Exemplo: Representada era a Plásticos A, a nova passou a ser a A-Plásticos