quinta-feira, abril 04, 2013

Como é que a "narrativa" da espiral recessiva explica isto?

Estatisticamente até pode ser um acidente.
.
Sim, uma andorinha não faz a Primavera, mas para a narrativa da espiral recessiva... "Consumo de electricidade volta a subir depois de 26 meses a cair":
"O consumo de electricidade em Portugal subiu 4,7% em Março face ao mesmo mês de 2012. Uma parte substancial deste aumento deve-se a dias mais frios, mas, mesmo corrigido o efeito da temperatura e dos dias úteis, os dados da REN (Rede Eléctrica Nacional) revelam um crescimento real de 1,6% o mês passado.
.
É preciso recuar até Dezembro de 2010 nas estatísticas para encontrar um mês com um crescimento real da procura de energia eléctrica em Portugal, ou seja, descontado os efeitos de feriados e variações de temperatura. Isto significa que há 26 meses consecutivos que o consumo eléctrico em Portugal caía face ao mesmo mês do ano anterior."

3 comentários:

Zé de Fare disse...

variações de temperatura? E quantas horas de sol existiram em março? Março foi o mês mais chuvoso dos ultimos 70 anos, desde a constituição da rede nacional de estações meteorológicas.

CCz disse...

"O consumo de electricidade em Portugal subiu 4,7% em Março face ao mesmo mês de 2012. Uma parte substancial deste aumento deve-se a dias mais frios, mas, mesmo corrigido o efeito da temperatura e dos dias úteis, os dados da REN (Rede Eléctrica Nacional) revelam um crescimento real de 1,6% o mês passado."

Zé de Fare disse...

O consumo de electricidade não se faz apenas no aquecimento, faz-se nas máquinas de lavar roupa porque se lavam as roupas de inverno e não as de primavera e por isso lava-se mais vezes... nas máquinas de secar roupa, porque a chuva não deixa estender a roupa na corda... faz-se na iluminação que se liga mais cedo porque o dia está mais escuro...