segunda-feira, março 04, 2013

Todos os barcos metem água e, apesar disso...

Às vezes... quase sempre, fico preso aos pequenos postais de Seth Godin. Sobretudo os pequenos, tão pequenos e tão cheios de sumo.
"There's always a defect, always a slow drip, somewhere. Every plan, every organization, every venture has a glitch.
.
The question isn't, "is this perfect?" The question is, "will this get me there?"
.
Sometimes we make the mistake of ignoring the big leaks, the ones that threaten our journey.
.
More often, though, we're so busy fixing tiny leaks that we get distracted from the real goal, which is to go somewhere."
Este, particularmente, bateu fundo.
.
Tentar decidir o que fazer para ter um futuro, quando não se tem uma estratégia clara, é como subir a uma cadeira e procurar o caminho a seguir a partir desse pequeno ponto mais elevado. Formular uma estratégia em equipa e acordar no que ela significa é como subir a uma montanha e procurar o caminho a seguir a partir desse ponto muito  mais elevado. Contudo, nem sempre isso é suficiente, a nossa mente é preguiçosa, não somos nós, é a biologia, e, por vezes, mesmo a partir desse ponto muito mais elevado, mesmo com um mapa da estratégia junto de nós, mesmo com a visão panorâmica que nos dá, continuamos prisioneiros das pequenas falhas que nos distraem do verdadeiro objectivo. E achamos que se não dermos tiros nos pés chegamos lá... não chegamos ponto.
.
Como se ultrapassa isto?
.
Volto a Roger Martin: praticar, praticar, praticar.
.
Regressando à metáfora de Seth, todos os barcos metem água, por mais bem calafetados que estejam, há um ponto a partir do qual a viagem pode ser feita, em segurança, em direcção ao destino, apesar da quantidade de água que entra.

Trecho retirado de "All boats leak"

Sem comentários: