segunda-feira, setembro 17, 2012

Não basta ser um BSC para ser um BSC

Pediram-me para comentar a afirmação proferida neste vídeo de que o conceito de Balanced Scorecard (BSC) se tornou um fracasso.
.
Quando inicio um projecto de implementação de um BSC faço uma pequena apresentação onde procuro contar a história do aparecimento do BSC e da sua evolução da 1ª para a 3ª geração.
.
Quando acabo de apresentar o conceito inicial de BSC, aquele a que chamo o BSC 1.0, depois de ter enfatizado o quão interessante e revolucionário foi o complementar a perspectiva financeira com as outras 3, mostro o esquema do artigo inicial do BSC:
E, depois, sem as pessoas contarem, ponho esta imagem:
E digo:
- Isto é tudo muito lindo mas não funciona, está morto e obsoleto!!
E chamo a atenção para o facto de muitas empresas continuarem a usar esta versão do BSC, até faço uma caricatura de gente bem intencionada a preencher o esquema da primeira figura através de um brainstorming.
.
Depois, reforço a mensagem com esta sequência de figuras:




Até começar a revelar como é que os 23% faziam a diferença. Com um BSC 2.0, um conjunto de indicadores decorrentes de um mapa da estratégia.
.
Quantas empresas que, têm um BSC, têm um mapa da estratégia associado?
Quantas empresas que, têm um BSC, fizeram previamente uma reflexão estratégica? Quantas identificaram clientes-alvo? Quantas equacionaram uma proposta de valor?
.
Recordar esta reflexão e esta e mais esta.

1 comentário:

Paulo Peres disse...

1 - Em "Analisar os indicadores departamento a departamento, isoladamente" apesar de entender seu alerta em trabalhar Com equipes multitarefa Orientados por indicadores Para estrategia e  nao indicadores Para cada departamento. Será que colocar métricas para cada departamento favoreceria nao aparecer aquele comportamento cujo funcionário "joga a culpa" no outro por nao bater as metas? (no link primeira reflexão)

2 - Percebi que a satisfação do consumidor quando buscado a risca se torna uma obsessao por custos e que as empresas que adotam o BSC 1.0 correm grande risco Focarem exclusivamente em reduzir e ao invés de ganhar. E estes aparentemente sao indicadores que nao geram valor para empresa e consumidor. E a falta de uma adotarão de indicadores nao-financeiros (os que geram valor e reforçam a estratégia (aqueles que imagino estarem no BSC2.0) ajudam a promover melhor competitividade e metas mais saudáveis e geração de competitividade estratégica para toda a empresa e nao "departamental". 

3- Em relação o video, os indicadores nao-financeiros Citados são possíveis coloca-los claramente em um BSC 2.0 (ou 3.0) ?