quinta-feira, junho 28, 2012

Participar, em vez de controlar e manipular

Daqui, sublinho este trecho que classifico de muito feliz:
“ the intentionality behind science and design needs to shift from aiming to increase prediction, control and manipulation of nature as a resource, to a transdisciplinary cooperation in the process of learning how to participate appropriately and sustainably in Nature”
Vivemos em sociedades cada vez mais socialistas, que namoram e se enamoram com o poder de controlar, de ditar, de receitar. Exemplo de hoje:

"Precisamos de regular a globalização e organizar melhor os trabalhadores" uma frase típica de um qualquer aspirante a Palpatine... prefiro, neste tempo de "... a World of Relentless Change, Ferocious Competition, and Unstoppable Innovation", seguir o conselho de Gary Hamel:
  • "Reversing the Ratchet of Control";  
  • "Managing Without Hierachy"; ou ainda
  • "Rediscovering Farmer Values"
Depois, queixam-se disto como se fosse culpa dos indivíduos em particular, quando é uma consequência natural de um sistema focado no controlo.
.
Henrique, o Leão pode ter vivido no tempo do nascimento de Portugal mas sabia algumas coisas que podia ensinar no mundo de hoje, participar, em vez de controlar e manipular.

1 comentário:

D. Pedro IV disse...

Boa noite Carlos,
Este é um assunto que cada vez mais me tem ocupado pensamentos... Recomenda alguma leitura sobre isso? Algo que eu possa partilhar com os meus sócios, porque é um assunto muito atual. Seguramente aqui no blogue terá feito referências a questões como procedimentos, sistemas, trabalho em equipa, delegar, confiar vs o super empresário que sabe tudo e faz tudo e que por isso o seu negócio nunca será maior que a sua capacidade pessoal, que por regra é diminuta. Quando estiver para os nossos lados gostava até de poder falar consigo sbre isso... vale um almoço :-)

Um abraço
Pedro